ELIMINAR O ENVELHECIMENTO – DEVEMOS FAZÊ-LO?

From: 2019-02-20 To:2019-02-20

• MLAG RESEARCH SEMINAR 2018-2019

ELIMINAR O ENVELHECIMENTO – DEVEMOS FAZÊ-LO?

Augusto Cruz (Universidade do Porto)

20 de fevereiro 2019 (quarta-feira)

15h30 | Sala de Reuniões 2

Resumo: Avanços científicos recentes sugerem que é possível curar o envelhecimento. Apesar não existir um grande grau de debate sobre o assunto, existem importantes questões éticas que devem ser levantadas. Como devemos lidar com as chances de vivermos 1000 anos num corpo saudável, com as mesmas capacidades físicas e intelectuais de alguém com 25 anos? Devemos priorizar o desenvolvimento destas terapias? Ou, no outro extremo, será que devemos proibir avanços na pesquisa científica? Neste seminário serão apresentados os principais argumentos encontrados na literatura contra e a favor de uma expansão radical do nosso “healthspan”, tais como preocupações relacionadas com a sobrepopulação, desigualdades, aborrecimento, e liberdade. Uma avaliação rigorosa destes argumentos sugere que a cura para o envelhecimento deverá ter pelo menos o mesmo valor que tratamentos de doenças letais (e.g. cancro).

Nota biográfica: Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP); Mestrado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Imagem: Vangel Naumovski, Pearls of Youth (1973)

Programa MLAG Research Seminars: https://ifilosofia.up.pt/activities/mlag-research-seminar-2018-2019

Research Group Mind Language and Action Group (MLAG)
    MLAG Seminars 2018-2019 (Sofia Miguens, Diana Couto, José Pedro Correia, João Silva)