Estado da arte em Filosofia da Educação - 12 de Maio (Almedina, 21h30 | 23h00)

From: 2011-05-12 To:2011-05-12

Group PUBLIC_SPACE (2011 - 2015) now integrated in:

Philosophy of Education

Philosophy & Public Space
  •  FILOSOFIA NA ALMEDINA

Estado da arte em Filosofia da Educação

Livraria Almedina - Arrábida Shopping (VNG)
    12 de Maio (21h30 | 23h00)

Paula Cristina Pereira (IF/FLUP)
    Joaquim Escola (IF/UTAD)
    Qual o lugar e o papel da Filosofia da Educação face aos desafios da cultura e da sociedade contemporâneas? Discutir-se-á a complexidade da construção do humano e a especificidade antropológica da educação, partindo de obras recentes e da investigação no/do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

Consultar folheto

Filosofia na Almedina é uma série de encontros de discussão pública de temas centrais da tradição filosófica e de investigação recente.

A Filosofia atravessa um momento de grande vitalidade, nos domínios da investigação, do ensino, da intervenção pública. A clarificação de argumentos, a crítica das ideias feitas, a criação de conceitos, a descoberta de novos objectos de pensamento, dão-lhe ferramentas únicas para enfrentar os problemas e incertezas com que nos confrontamos, sejam eles elementares ou complexos.

Todos os interessados em Filosofia estão convidados a discutir ideias em dois ?cafés filosóficos? sobre problemas filosóficos centrais (a verdade e a justiça) e nas apresentações sobre a investigação actual em Filosofia da Educação e em História da Filosofia. Os textos e os livros também estarão no centro do debate, porque nos ajudam a ter uma compreensão plural de problemas que apenas o pensamento pode resolver.

Uma proposta da Oficina de Formação em Filosofia (OFFilo) do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto https://ifilosofia.up.pt; comissário: José Meirinhos (Instituto de Filosofia da UP).

Organizado em colaboração  com Ideias concertadas e Livraria Almedina.