• IF

  • Activities

    navigation

Filosofia na Almedina

From: 2011-03-31 To:2011-06-30

Go back
Group PUBLIC_SPACE (2011 - 2015) now integrated in:
  • Thematic Line


    Philosophy of Education
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
  • FILOSOFIA NA ALMEDINA


    Na Livraria Almedina - Arrábida Shopping (VNG)
    Filosofia na Almedina é uma série de encontros de discussão pública de temas centrais da tradição filosófica e de investigação recente.
    A Filosofia atravessa um momento de grande vitalidade, nos domínios da investigação, do ensino, da intervenção pública. A clarificação de argumentos, a crítica das ideias feitas, a criação de conceitos, a descoberta de novos objectos de pensamento, dão-lhe ferramentas únicas para enfrentar os problemas e incertezas com que nos confrontamos, sejam eles elementares ou complexos.
    Todos os interessados em Filosofia estão convidados a discutir ideias em dois ?cafés filosóficos? sobre problemas filosóficos centrais (a verdade e a justiça) e nas apresentações sobre a investigação actual em Filosofia da Educação e em História da Filosofia. Os textos e os livros também estarão no centro do debate, porque nos ajudam a ter uma compreensão plural de problemas que apenas o pensamento pode resolver.
    Cartaz de divulgação


    Alargar a Filosofia no espaço público: 17 de Março (21h30-23h00)Encontro de apresentação

    Intervenções de José Meirinhos, Paula Cristina Pereira, Maria Eugénia Vilela, Maria João Couto (docentes do Departamento de Filosofia da FLUP e investigadores do Instituto de Filosofia).


     

    A verdade: Café Filosófico* em 31 de Março (21h30 | 23h00)

    Tomás Magalhães Carneiro (IF - FLUP) http://filosofiacritica.wordpress.com/
    As questões acerca da verdade são transversais a inúmeros domínios filosóficos. Nos debates epistemológicos é importante apurarmos o nosso conceito de verdade se queremos saber se a verdade é o objectivo da ciência, em filosofia da linguagem se queremos saber se é a verdade que dá sentido às nossas frases, em ética o debate desenrola-se em torno de saber se os juízos morais podem ser verdadeiros ou falsos (ou se são apenas meras expressões de sentimentos) e em metafísica o conceito de verdade é central no debate entre realistas e anti-realistas. Neste Café Filosófico procuraremos averiguar e aprofundar o conceito de Verdade, possivelmente em algumas das acepções referidas atrás.


     

    Estado da arte em Filosofia da Educação: 12 de Maio (21h30 | 23h00)

      Paula Cristina Pereira (IF/FLUP)
    Joaquim Escola (IF/FLUP)

    Qual o lugar e o papel da Filosofia da Educação face aos desafios da cultura e da sociedade contemporâneas? Discutir-se-á a complexidade da construção do humano e a especificidade antropológica da educação, partindo de obras recentes e da investigação no/do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.


     

    A Justiça : Café Filosófico* em 26 de Maio (21h30 | 23h00)

    Tomás Magalhães Carneiro (IF - FLUP) http://filosofiacritica.wordpress.com/
    O conceito de justiça levanta inúmeros problemas filosoficamente muito ricos:
    Em que consiste ser justo? O homem valoriza naturalmente a justiça? A justiça é uma virtude dos homens ou das instituições? Há justiça fora da sociedade? Por que é que valorizamos a justiça? A justiça conduz à liberdade? A justiça opõe-se à generosidade? Justiça é sinónimo de igualdade? Estas são algumas das questões que poderão surgir numa discussão filosófica em torno do conceito de justiça. A leitura de um excerto de ?A República? de Platão dará início à sessão convidando-se os presentes a problematizar esse mesmo excerto.


     

    Estado da arte em História da Filosofia em 30 de Junho (21h30 | 23h00)

    José Meirinhos (IF/FLUP)
    Mattia Riccardi (IF/FLUP)

    Para quê estudar o pensamento de autores do passado? Podemos entender o que autores tão distantes de nós pensavam? Os problemas em Filosofia mudam, ou são sempre os mesmos? O passado da Filosofia tem futuro? A discussão terá em conta obras recentes e a investigação realizada no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.



    * Um Café Filosófico é um encontro de filosofia num lugar público (não necessariamente um café) onde todos podem participar numa reflexão filosófica em grupo, independentemente da sua bagagem filosófica. Estes Cafés Filosóficos procuram proporcionar uma pequena pausa para pensar, conviver e discutir e partilhar temas do universo da filosofia reavivando dessa forma o espírito de livre debate de ideias que animava as discussões entre Sócrates e os seus amigos na Ágora ateniense nos alvores da civilização ocidental. Não é necessário qualquer conhecimento de história da filosofia para participar num Café Filosófico, apenas vontade e gosto pelo debate de ideias.



    Filosofia na Almedina é uma proposta da Oficina de Formação em Filosofia (OFFilo) do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto https://ifilosofia.up.pt.
    Comissário: José Meirinhos (Instituto de Filosofia da UP).
    Organização: OFFilo, Ideias Concertadas, Livraria Almedina

    Go back