In Re: a tectónica do quotidiano

From: 2016-02-02 To:2016-02-02

• MLAG RESEARCH SEMINAR 2015-2016

IN RE: A TECTÓNICA DO QUOTIDIANO

Pedro Borges de Araújo

(PhD/ Universidade do Porto)

2 de fevereiro 2016 (terça-feira)

15h30 | Sala 201 (Piso 2)

Resumo: Somos o que fazemos, a nossa própria história. Ou, refraseando, existe um sistema tal que é capaz de se ir fabricando a si próprio. Mais: o que acabei de escrever - o que acabam de ler - é possível porque tal é um sistema falante. O particular sistema que especifico - fazedor falante - é ainda capaz de se referir a si próprio - um nível hierárquico do que seja o sistema global de que é parte integrante, subsistema. Esta habilidade/capacidade terá sido uma das resultantes emergentes da sua particular história - história de um nível do sistema que por ora vamos dizendo a nossa espécie. Do cruzamento onde vou situando estas reflexões - da Arquitectura com a Filosofia - o animal fazedor falante, humano, obrigou-se a refletir sobre a acção e a linguagem e, inevitavelmente sobre a matéria e a forma de cada uma das suas produções, bem da sua natureza. Sejam o cérebro/mente termos de referência, na tríade de especiações filosóficas que pretendo ligar à intersecção, (re)articulando-as aos meus objectivos.

Palavras-chave: filosofia da acção, da linguagem e da mente, arquitectura, neurociências

Research Group Mind Language and Action Group (MLAG)

MLAG Seminars 2015-2016 (Sofia Miguens, João Santos, Luís Veríssimo e Brena Fernandez)

Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502