Masterclass com Catarina Alves Costa | Family Film Project 2022
From: 2022-10-21 To:2022-10-21
Thematic Line
Modern & Contemporary Philosophy
Research Group
Aesthetics, Politics & Knowledge
ENCANTAMENTO, EXPLORAÇÃO E DESCOBERTA:
PROCESSOS DE FILMAR NO CRUZAMENTO DA ARTE COM A ANTROPOLOGIA
MASTERCLASS | CATARINA ALVES COSTA
Esta Masterclass faz uma incursão no filme etnográfico e no documentário, abrindo perspetivas para a sua realização e discutindo temas práticos e teóricos: estilos cinematográficos, linguagem e ética. A partir do visionamento e da análise de excertos de filmes vou falar do meu caminho como realizadora. Primeiro, o confronto com o terreno e a forma como pensei os projetos nos primeiros filmes que realizei: Regresso à Terra (1992) e Senhora Aparecida (1994). A ideia é entrar um pouco nas discussões acerca das opções de linguagem, da ética e da técnica. Importante, ainda, será referir o trabalho de pesquisa e documentação, a necessidade de sair do mundo que se conhece. Falarei ainda da rodagem, entre o improviso e a encenação, em especial no trabalho de realização de etnografias visuais em projetos museológicos e de pesquisa antropológica com discussão de excertos de A Seda é um Mistério (2001) e Casas para o Povo (2010). Será ainda abordada a construção da dramaturgia e as narrativas locais, a ambiguidade e conflito em especial no filme O Arquitecto e a Cidade Velha (2004). Por fim, a poética e autoria, lançando um debate acerca da ideia de uma intimidade que só se consegue com uma certa imaginação etnográfica...
Informação detalhada: https://familyfilmproject.com/pt/11th-edition-2022/masterclass-catarina-alves-costa/
Organização:
Eugénia Vilela | Né Barros | Filipe Martins
Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
Balleteatro
Inserido no FAMILY FILM PROJECT 2022
11º Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia
18 a 22 de outubro 2022 | Porto
Passos Manuel, Cinema Trindade, Coliseu Porto Ageas, Maus Hábitos
http://www.familyfilmproject.com/pt
Vivemos num mundo governado pelas imagens que nos chegam por mediação das telas e ecrãs. Aderimos ao consumismo frenético das imagens, tanto mais frenético quanto maior a torrente de informação. Num mundo global com crescentes desafios civilizacionais, onde conceitos como os de guerra, epidemia ou crise climática nos parecem cada vez mais palpáveis e próximos, é importante que tais imagens mediáticas não sejam negligenciadas enquanto fontes de informação, mas também que não sejam devoradas acriticamente. Fala-se, por um lado, de pós-verdade e dilúvio da informação; e também se fala de alienação e escapismo na “sociedade do espetáculo”, para usarmos um termo de G. Debord. Contra estes cenários, acenamos com os valores da ciência, mas também da arte.
Desde a sua primeira edição há mais de uma década, o Family Film Project tem procurado conciliar o valor político e epistemológico das imagens com o seu valor estético, apontando sempre o seu foco um pouco para lá da dimensão direta ou imediatista das imagens, para lá da informação que fornecem, abrindo-se à dimensão performativa sem ferir o potencial arqueológico e documentarista de tais imagens.
Seja através do cinema etnográfico, do cinema de arquivo ou found-footage, dos “filmes caseiros”, das diversas formas de cinema experimental ou da hibridação entre o cinema e as artes performativas, o Family Film Project procura enaltecer os desafios do cinema na sua dupla faceta testemunhal e artística: conciliar a autenticidade com a poesia, o real com a ficção, o status quo com a diferença…
Nesta 11ª edição, o programa do festival mantém a sua matriz habitual, com várias sessões competitivas divididas em secções temáticas: Vidas e Lugares, Memória e Arquivo e ainda uma sessão competitiva dedicada à Ficção e Animação. Ao todo, as sessões competitivas reúnem vinte e um filmes de quinze nacionalidades distintas, incluindo cinco filmes de produção nacional.
Este seminário/masterclass insere-se no âmbito do Family Film Project - festival internacional de cinema arquivo, memória e etnografia que decorre de 18 a 22 de outubro 2022. Trata-se uma parceria com o grupo de Estética, Política e Conhecimento do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.