MIND-UPLOADING: O PROBLEMA DA CONSCIÊNCIA 2.0

From: 2016-02-16 To:2016-02-16

• MLAG RESEARCH SEMINAR 2015-2016

MIND-UPLOADING: O PROBLEMA DA CONSCIÊNCIA 2.0

Diana Neiva (MA Student - Universidade do Porto)

Steven Gouveia (PhD Student - Universidade do Minho)

16 de fevereiro 2016 (terça-feira)

15h30 | Sala 201 (Piso 2)

Resumo: Neste seminário, iremos em primeiro lugar introduzir brevemente a discussão acerca da hipótese do Mind-Uploading presente na literatura científica recente, assim como mencionar alguns projectos associados a esta. De seguida, analisaremos a perspectiva de David Chalmers acerca deste assunto, concluindo com as condições e métodos que o filósofo considera serem necessários para conseguir que a possibilidade do upload da nossa vida mental para um formato não-biológico suceda realmente. Demonstrar-se-á que tais condições pressupõem uma teoria computacional da mente que se assume como correcta e, assim, confrontaremos adaptações de dois argumentos tradicionais em forma de experiência mentais: o “Quarto Chinês” e os “Zombies Filosóficos”. Estas duas experiências mentais serão aqui colocadas num ataque contra as teorias computacionais da mente, que parecem sustentar duas perspectivas ontológicas opostas. Analisaremos ambos os argumentos de modo a entender se realmente são bem-sucedidos em provar que uma teoria computacional da mente poderá ser errónea e, por consequência, que o mind-uploading é impossível. Por fim, demonstraremos que, apesar das duas concepções aparentarem serem opostas, poderá haver um caminho que colha lições de ambas numa perspectiva alternativa que possa funcionar e, assim, possibilitar a hipótese a debate.

Research Group Mind Language and Action Group (MLAG)

MLAG Seminars 2015-2016 (Sofia Miguens, João Santos, Luís Veríssimo e Brena Fernandez)

Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502

Financiamento: FCT