PPS Talks | 2021-2022 | Zoom Seminars

Philosophy & Public Space
  • PPS Talks | 2021-2022

Zoom Seminars

Na atual crise de saúde pública, que é também social, de regressão económica e até de depressão generalizada, a urgência com a profusão de informação e de opiniões contraditórias pode revelar-se desorientadora. Certos que as questões essenciais não emergiram com esta pandemia, inscrevendo-se já num longo percurso que tem procurado reequacionar os nossos modos de habitar, elas adquirem, contudo, uma pertinência particular quando, precisamente, o presente é vivido como emergência.

A experiência permanente da incerteza veio reforçar o questionamento da natureza dos problemas como exigência para refletirmos sobre o nosso futuro, individual e coletivo. Com as PPS Talks pretende-se, então, sublinhar e renovar o fundamental papel da filosofia para pensarmos o mundo em que queremos viver.

The current public health crisis, which has also become a social one, is aggravated by economic regression and even generalized depression. It is further exacerbated by a sense of urgency regarding the profusion of information and contradictory opinions which can prove disorienting.  Indubitably, the most fundamental questions did not emerge with the pandemic but are part of a long journey that has strived to rethink our ways of dwelling. However, they have attained today particular significance because the present is being experienced as an emergency.

Living permanently under the weight of uncertainty has reinforced the questioning of the nature of such problems as a requirement to reflect on our common future, individually and collectively. The PPS Talks aim to highlight and renew the role of philosophy in thinking about the world we want to live in.

Sessão 1 | 27 de abril 2021

Ética e Responsabilidade numa Civilização Tecnológica: diálogo a partir de Hans Jonas | Joaquim Escola (UTAD/IF-UP)

Sessão 2 | 11 de maio 2021

Beneficial machines? AI and the problem of control | Luca Possati (IF-UP)