Presença Anselmiana. Homenagem a José Maria da Costa Macedo

From: 2009-12-11 To:2009-12-11

Group GFM (2009 - 2015) now integrated in:

Medieval & Early Modern Philosophy
  • Presença Anselmiana. Homenagem a José Maria da Costa Macedo

11 de Dezembro de 2009 | Sala 106

Ox_BL

(S. Anselmo, Meditações, manuscrito Oxford, Bodleian Library, Auct. D.2.6., f. 169r; séc. XII)

No ano do 9º centenário de Anselmo de Cantuária (c. 1033-1109) o Gabinete de Filosofia Medieval publica com as edições EST de Porto Alegre a obra de José Maria Costa Macedo, Anselmo e a astúcia da razão. No lançamento da obra, o GFM organiza um encontro de homenagem ao trabalho docente e filosófico de José Maria da Costa Macedo.

São convidados todos os que queiram associar-se a esta homenagem (colóquio e jantar).

Colóquio (sala 106)

14h30 | Abertura do encontro
    Professores: Luís Alberto Marques Alves (Conselho Directivo, FLUP), Maria Cândida Pacheco (Presidente do GFM), Sofia Miguens (Directora do DF), José Meirinhos (Presidente do IF)

14h45 | Comunicações

• José Meirinhos (Universidade do Porto) - Ser pensar ensinar
    • Maria Manuela Martins (Universidade Católica, Porto) - Em torno de Plotino e da sua importância para a Filosofia Medieval
    • Maria Leonor Xavier (Universidade de Lisboa) - Guilherme de Ockham e a ratio Anselmi: a reverência de um crítico

Coffee Break

17h30 | Comunicações

• José Maria da Costa Macedo (Universidade do Porto) - Racionalidade e súplica. Análise das orações de Anselmo
    • Maria Cândida Pacheco (Universidade do Porto) - Apresentação da obra de J.M. Costa Macedo, Anselmo e a astúcia da razão, Ed. Est, Porto Alegre, 2009.

20h00 | Jantar de homenagem*

* (Hotel Ipanema, Rua do Campo Alegre)

José Maria da Costa Macedo (Madrid 1933) é docente aposentado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto onde, entre 1981 e 2003, ensinou Filosofia Medieval, mas também Ontologia, Estética, Filosofia Contemporânea. Apresentou dezenas de comunicações no país e no estrangeiro. É autor de ensaios publicados sobre Filon de Alexandria, Plotino, Agostinho de Hipona, Escoto Eriúgena, Anselmo de Cantuária, Hugo de S. Victor, Abelardo, Maimónides, Tomás de Aquino, Duns Escoto, Descartes, Hegel, Heidegger. Publicou  traduções de Anselmo de Cantuária, Gaunilo, Tomás de Aquino. É membro do Gabinete de Filosofia Medieval e investigador do Instituto de Filosofia, colaborando em projectos de Filosofia Medieval e Filosofia Contemporânea.

Gabinete de Filosofia Medieval (Instituto de Filosofia FLUP)
    José Meirinhos (coord.)
    Secretariado: Patrícia Calvário

Apoio