Projecto EdNoa na Noite Europeia dos Investigadores 2021

Medieval & Early Modern Philosophy

Reason, Politics & Society
  • 24 de setembro 2021

O projecto EdNoa apresentará hoje, 24 de Setembro, a partir das 16h00, uma actividade online dentro do programa da Noite Europeia dos Investigadores, neste ano subordinada à temática da Ciência para o clima (https://noitedosinvestigadores.org/programa-online/).

Trata-se de um jogo interactivo que propõe explorar o Livro da Noa para examinar as informações sobre fenómenos naturais que decorreram na Idade Média nele contidas.

O link para descarregar o jogo estará disponível a partir dessa hora no endereço atrás indicado, durante todo o fim de semana (filtro: Ciências Sociais e Humanas) e também aqui, em permanência: https://ednoa.hypotheses.org/jogo-enoa

O Livro da Noa é um manuscrito elaborado no mosteiro de Santa Cruz de Coimbra entre os séculos XII e XV, atualmente preservado no Arquivo Nacional Torre do Tombo. A maior parte dos seus textos são anais, i.e., escritos historiográficos breves, em que os acontecimentos são introduzidos pela indicação do ano em que sucederam.

Para além de notícias sobre nascimentos, casamentos e mortes de reis e rainhas, sobre guerras, conquistas e batalhas, e sobre personagens e acontecimentos relacionados com o mosteiro, o Livro da Noa contém entradas sobre epidemias, fomes e fenómenos naturais como eclipses, terramotos e tempestades. Algumas destas informações podem estar relacionadas com a mudança climática dos fins da Idade Média, o que se conhece como o início da Pequena Idade do Gelo.

Organizado por: Centro de História da Universidade de Lisboa

Em parceria com: Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, Instituto de Filosofia da Universidade do Porto