Questões de filosofia e espiritualidade nas crónicas ibéricas da Baixa Idade Média

From: 2019-10-03 To:2019-10-03

Medieval & Early Modern Philosophy

Reason, Politics & Society
  • SinCRONICAndo Olhares
    Ciclo de Conferências sobre Historiografia Medieval

QUESTÕES DE FILOSOFIA E ESPIRITUALIDADE NAS CRÓNICAS IBÉRICAS DA BAIXA IDADE MÉDIA: DISCURSOS, CONTEXTO, POLÍTICA

Francisco Díaz Marcilla
    (IEM / Universidade Nova de Lisboa)

3 de outubro 2019 | 15h30 | Sala de Reuniões 2

O objetivo principal desta comunicação é apresentar os resultados da investigação realizada, ao abrigo do projeto de pós-doutoramento, no que diz respeito aos usos da espiritualidade como fator de propaganda política. Especial destaque terão os seguintes aspetos: a ética, as crenças e o universo religioso, as hierofanias e a ritualidade. Irão ser analisadas as crónicas dos reinos de Portugal, Castela, Aragão e Navarra na Baixa Idade Média.

Imagem: Royal 10 E IV f.7, Man sleeping. Edited by Raymund of Peñafort, with gloss of Bernard of Parma. Title: Decretals of Gregory IX with glossa ordinaria (the 'Smithfield Decretals')

Filipe Alves Moreira e Joana Gomes
    Projeto MELE: Da memória da escrita à leitura do espaço: Pedro de Barcelos e a identidade cultural do Norte de Portugal (POCI-01-0145-FEDER-032673)
    Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade (SMELPS) | RG Reason, Politics and Society in Medieval and Early Modern Philosophy