Seminário Aberto de Estética - O escândalo do pensamento

• Seminário Aberto de Estética

O escândalo do pensamento

Eduardo Pellejero*
    (Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil)

17 de dezembro 2019 | 11h00 | Sala de Reuniões 1

Resumo: Da obediência desrespeitosa de Sócrates à indocilidade reflexiva foucaultiana, o jogo que joga a filosofia não tem mudado demasiado nos últimos vinte e cinco séculos. E, nessa medida, não deve assombrar-nos que continue a suscitar o estranhamento, a desconfiança e, em última instância, o medo. Também não, que continue muitas vezes a pesar sobre ela a ameaça da censura, do anátema, da persecução.

Não sei se é possível escapar ao poder através do saber. Mas no seu gesto paradoxal a filosofia possui uma potência suspensória fundamental, que abre o pensamento não apenas ao que é, mas também ao que não é, quero dizer, ao que ainda não é, ao que poderia ser. Se existem modos de desligar o crescimento das nossas capacidades da intensificação das relações de poder, um desses modos passa necessariamente pela filosofia - pela filosofia pensada, não como sistema de pensamento, mas como modo de cuidar de si e dos outros, isto é, de colocar-se em causa a si e aos outros, sem imagens de um objeto ou um fim a atingir. Só isso devia ser suficiente para que defendêssemos a filosofia com a mesma convicção com que defendemos a democracia.

* Eduardo Pellejero é graduado em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Salvador (Argentina, 2000) e doutorado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal, 2006). Desde 2009 é professor de Estética na Universidade Federal de Rio Grande do Norte (Brasil). Forma parte do Programas de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da mesma universidade. Atualmente desenvolve uma pesquisa no domínio da estética, a filosofia da arte e da literatura. É o vice-coordenador do grupo ACEFALO.

Eugénia Vilela
    Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge