• IF

  • Activities

    navigation

Seminário/Masterclass com Susana Nascimento Duarte | Family Film Project 2020

From: 2020-10-17 To:2020-10-17

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Aesthetics, Politics & Knowledge
  • 17 de outubro 2020 | 14h30 | Passos Manuel

    HARUN FAROCKI, ARQUEÓLOGO DAS IMAGENS

    MASTERCLASS DE SUSANA NASCIMENTO DUARTE 

     

    Informação detalhada: https://familyfilmproject.com/pt/edicoes/9-edicao-2020/masterclass-susana-nascimento-duarte/ 

     

     

    Resumo: Trata-se nesta masterclass de propor algumas entradas na obra de Harun Farocki, a partir da sua caracterização como cineasta arqueólogo. Através da identificação da sua prática cinematográfica com uma arqueologia das imagens, iremos relacioná-la, e aos seus filmes, com a procura de um sentido não imediatamente visível e perceptível das imagens. Graças aos procedimentos de montagem - retomas, repetições, reenquadramentos, manipulações fotográficas, ralentis, etc. -, o cinema de Farocki irrompe como instrumento de investigação, análise e perscrutação do grande arquivo audiovisual e digital contemporâneo, no qual estamos imersos, capaz de remover “os escombros que obstruem as imagens”, de desfazer os hábitos do olhar e os pensamentos preconcebidos que as investem e de as abrir a uma leitura para lá do cliché. A prática arqueológica do cinema de Farocki elucida-nos ainda sobre a condição de ready made ou object trouvé de qualquer imagem, ao tornar manifesto as condições da sua produção, inseparável de um processo de distanciação, de deslocação da imagem para além de uma suposta origem a que ela permitiria aceder. Permite descrever criticamente não só o material de arquivo que usa nos seus filmes ‘found-footage’, como o seu próprio material original, entendido como uma citação da realidade. De facto, também nos seus filmes de cinema directo se trata de trabalhar através de “guiões” pré-existentes. Farocki não constrói a história, encontra-a já dada. Num certo sentido, em ambos os casos, fabricar uma imagem é arrancar o tema, o motivo, mais ou menos enfática e explicitamente ao seu contexto, criando-o de novo. 

     

    SUSANA NASCIMENTO DUARTE 

    Susana Nascimento Duarte é professora adjunta de Cinema e Vídeo na ESAD.CR/IPL e membro do Instituto de Filosofia da Nova, onde integra o 'CineLab', e o projecto de investigação Fragmentação e Reconfiguração: A experiência da cidade entre arte e filosofia. Foi investigadora dos projectos Cinema e FilosofiaMapa de um encontro (IFILNOVA/FCSH/UNL) e Falso Movimento: Estudos sobre escrita e cinema (CEC/FLUL). Foi uma das organizadoras do Ciclo de encontros O que é o Arquivo? uma iniciativa da Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa. É editora da secção “Entrevistas” da Cinema: Revista de Filosofia e Imagem em Movimento.

     

    Organização:
    Eugénia Vilela | Né Barros | Filipe Martins
    Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
    Balleteatro


    Inserido no FAMILY FILM PROJECT 2020

    9º Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia

    14 a 17 de outubro 2020 | Porto

    http://www.familyfilmproject.com/pt

    Na sua nona edição, e num ano pandémico com repercussões a múltiplos níveis, o Family Film Project reforça a sua missão, presenteando-nos com um mundo confinado no reduto dos espaços familiares, mas também um mundo pautado cada vez mais pela distância, que por sua vez reverte para uma maior aproximação ou proximidade das imagens. 

    Este seminário/masterclass insere-se no âmbito do Family Film Project - festival internacional de cinema arquivo, memória e etnografia que decorre de 14 a 17 de outubro 2020. Trata-se uma parceria com o grupo de Estética, Política e Conhecimento do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

    Go back