• IF

  • Activities

    navigation

Sessão 1 | PPS Talks | 2023-2024

From: 2023-03-31 To:2023-03-31

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
  • 31 de março 2023 (sexta-feira) | 18h00

    Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1) e Online

    Faculdade de Letras da Universidade do Porto

     

    PPS Talks | 2023-2024

    Justiça, Cidade e Natureza 
    Justice, City and Nature

     

    Sessão 1

    A (in)justiça espacial como exercício de um vínculo ético global

    | Irandina Afonso (IF-UP)

     

    Moderação: Paula Cristina Pereira (IF-UP)

     

     

    FORMATO HÍBRIDO
    ONLINE
    Link para a sessão Zoom deve ser solicitado por email: ifilosofia@letras.up.pt (até às 17h00 do próprio dia).
    Por favor, indicar afiliação institucional e categoria (professor, estudante, etc.) para completar a inscrição.

     

    Resumo: A atividade humana nos territórios tem produzido, em cada circunstância histórica e social, situações de injustiça e geografias de exclusão que integram, entre outros fatores, a hierarquia de lugares, a acessibilidade a estes, o investimento ou desinvestimento público na qualidade dos espaços e, no fundo, as relações de poder que operam e se constituem na (des)articulação dessas variáveis. Ao mesmo tempo, denota-se o fracasso de princípios do urbanismo e planeamento (sobretudo da segunda metade do século XX) que ambicionavam a igualdade de acesso às necessidades básicas de habitação, emprego e educação.

    Nesta comunicação pretende-se abordar, a partir destas constatações, como o termo “justiça espacial”, na medida em que persegue a correção da injustiça territorial, se transforma num objetivo político e estratégico. Revela-se assim o papel medular dos movimentos sociais e das organizações de cidadãos que reivindicam mais justiça e a sua crescente capacidade para criar coligações e parcerias que excedem a escala local dos problemas. A justiça espacial, enquanto parte inalienável do pleno sentido de justiça, pode acrescentar pontos fortes e estratégias às lutas sociais de todos os tipos, à construção de vínculos éticos coesos e duradouros que superem as divisões de classe, raça e género.

     

    Bio: Irandina Afonso é investigadora do RG Philosophy & Public Space do Instituto de Filosofia (UI&D/FIL/00502) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Frequenta o Programa Doutoral em Filosofia da FLUP e é bolseira de Doutoramento IF/FCT (referência UI/BD/150998/2021). As suas principais áreas de interesse são as políticas de identidade contemporâneas, a filosofia da cidade e espaço público, os estudos de género não-binário, a subjetividade contemporânea, a filosofia contemporânea e a filosofia social e política. Dos trabalhos mais recentes destaca-se: “Collective and Individual Subjectivities. Contemporary perspectives for being and doing in common”, in Astrolabio. Revista Internacional de Filosofía, 2022 (26) diciembre 73-80 (https://raco.cat/index.php/Astrolabio/article/view/413768/508628); “Judith Butler e a não-violência como força política e ética na luta pela igualdade”, in Revista Filosófica de Coimbra, 2022, 31(61), 99-114 (https://impactum-journals.uc.pt/rfc/article/view/8882/8186); “The Body as a Political Statement”, in Astrolabio revista internacional de filosofia, 2021 (24) 53-64 (https://raco.cat/index.php/Astrolabio/index); "Other Spaces and Periphereal Urbanities" (co-autora) in J. L. Casero, & J. Urabayen (Eds.), Differences in the City: Postmetropolitan Heterotopias as Liberal Utopian Dreams, 2020, pp. 73-86, Nova Science Publishers (https://novapublishers.com/shop/differences-in-the-city-postmetropolitan-heterotopias-as-liberal-utopian-dreams); “Perspectives on the city: for the non-confinement of thought”, Revista Diálogos, 2020 (106) 07-29 (https://revistas.upr.edu/index.php/dialogos/article/view/18321).

     

    Ciclo de Seminários PPS Talks 2023-2024

     

    Imagem: Fotografia de Irandina Afonso
    Edição: Isabel Marques

     

    Organização:
    Research Group Philosophy and Public Space
    Apoio técnico, divulgação e comunicação: Irandina Afonso | Isabel Marques
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
    Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

    Go back

    Activities