• IF

  • Activities

    navigation

Universais: origens da querela e primeiras soluções

From: 2011-11-27 To:2011-12-04

Go back
Group GFM (2011 - 2015) now integrated in:
  • Thematic Line


    Medieval & Early Modern Philosophy

  • Origens e primeiras soluções para a querela dos universais
    (séculos IV-XI)

    FLUP,  2 de Dezembro 2011

    Primeira jornada do seminário Os universais: problemas e discussões organizado pelo projeto Imago Mundi / IF em 2011-2013.

    Sala 210, das 09h30 às 17h30

    Moderação/Chair: Paula Oliveira e Silva

    Das 09h30 às 12h30.

    1. José Meirinhos, colab. Marta Várzeas e Jorge Deserto (Porto): Porfírio e a formalização das perguntas sobre os universais
    2. Vera Rodrigues (Porto): Boécio, entre platonismo e aristotelismo

    Das 14h30 às 17h30

    1. Christophe Erismann (Lausanne): Idées divines et réalisme ontologique: de Jean Scot à la fin du XI.ème siècle
    2. [ por motivos imprevistos e de última hora foi adiada a particpação de Olga Lizzini (Amsterdam): Esistenza dell'universale e abstrazione in Avicenna ]

    Às 18h00 apresentação dos livros:

    • Erismann, Christophe, L?homme commun. La genèse du réalisme ontologique durant le haut Moyen Âge, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 2011, 480 pp. Apresentação por José Meirinhos.
    • Lizzini, Olga, Fluxus (Fayd). Indagine sui fondamenti della Metafisica e della Fisica di Avicenna, (Biblioteca filosofica di Quaestio, 14) Ed. di Pagina, Bari 2011, 680 pp. Apresentação por Paula Oliveira e Silva.


     .

    Christophe Erismann é professor de Filosofia Medieval na Université de Lausanne, Suíça. Publicou traduções e diversos estudos, em particular sobre a Filosofia entre os séculos V e XII.

    José Meirinhos é professor de Filosofia Medieval e investigador do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

    Manuel Lázaro Pulido é investigador em Filosofia Medieval do programa FCT Ciência2008 no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    Marta Várzeas e Jorge Deserto são professores de Estudos clássicos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Preparam a tradução da Isagoge de Porfírio para este projeto.

    Olga Lizzini é professora de Filosofia no islão na Vrije Universiteit Amsterdam, Holanda. Entre outros trabalhos, traduziu para italiano a Metafísica de Avicena.

    Paula Oliveira e Silva é investigadora em Filosofia Medieval do programa FCT Ciência2008 no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    Vera Rodrigues é bolseira de pós doutoramento FCT e investigadora do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


    Materiais

    (a disponibilizar aos inscritos)


    Inscrições

    A participação no seminário seminário Os universais: problemas e discussões faz-se por inscrição para o email: gfm-secretariado@letras.up.pt
    Nº de inscrições limitadas à capacidade sala e por ordem de chegada.

    O custo da inscrição (para a totalidade das sessões do seminário) inclui o dossier de textos de trabalho para cada sessão, certificados de participação, etc.
    Estudantes: 10 ?
    Antigos estudantes da UP: 15 ?
    Público em geral: 20 ?


    Breve linkografia sobre o problema dos universais



    Seminário do projeto Imago mundi - Filosofia medieval em texto e tradução ; colaboração dos grupos de investigação do GFM/IF.

    Apoios
    Instituto de Filosofia / FCT
    Faculdade de Letras

    Financiamento
    FCT

    Go back