• IF

  • Activities

    navigation

Zoom | Seminário 4 | Filosofia, Ética e Política 2019-2020

From: 2020-06-18 To:2020-06-18

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
  • Ciclo de Seminários 

    Filosofia, Ética e Política​

    2019-2020

    Zoom Seminar

    18 de junho 2020 | 17h00

     

    Zoom Seminar: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96602708501

    ID da reunião: 966 0270 8501


    Seminário 4

    Política e Street Art: a convocação ética do espaço público

    Ana Carina Vilares (RG Philosophy and Public Space - Instituto de Filosofia/UP)



    Resumo: Em 1795, Friedrich Schiller publicou uma série de cartas e outros textos sobre a educação estética do ser humano, interessado em examinar a relação possível, porque galvânica, entre os sentimentos e a razão, o corpo e o espírito, não desconsiderando nessa reflexão nenhum destes dois pares. Para que o selvagem não despreze a arte e o bárbaro não escarneça da natureza, o homem enquanto homem cultivado, estética e eticamente falando, deve fazer “da natureza sua amiga e honrar a sua liberdade, refreando apenas a sua arbitrariedade.” Lembrar, não descurando, essa relação entre ética e estética, “uma relação [quase sempre] esquecida” segundo Nadja Hermann, permitirá assim aprofundar a significação da Street Art ou da Arte Pública, que enquanto convocação ética dos cidadãos ao espaço público, pensando sobre ele e nele agindo, poderá ajudar a reinventar novas formas de pensar e de agir nas suas cidades. De acordo com as demandas da heterogeneidade, da fecundidade e da solidariedade da arte urbana, percorreremos com Fred Evans o caminho que nos possibilitará um encontro entre as três, sendo que maioritariamente a expressão da heterogeneidade vence a da solidariedade e, por sua vez, segundo Evans, a subsume. O encontro entre a heterogeneidade e a solidariedade políticas, a emoção e a razão éticas, artisticamente plasmadas na arte pública poderá, dessa forma, auxiliar cada ser humano a repensar e a reinventar a sua abertura ao outro, o seu acolhimento, o diálogo que com ele pode e deve estabelecer, aprofundando a sua capacidade não só de se confrontar com o estranho e o heterogéneo, mas também de se solidarizar com ele, ao nível político, abrindo assim “espaços entre os homens”, a ação que segundo Hannah Arendt era a tarefa política fundamental dos humanos no espaço público.

     

    Ana Carina Vilares: Ph.D. in Ethics and Political Philosophy since 2014 by the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto, with the thesis The Ethical Path of Recognition. A dialogue with Adela Cortina, published in Portugal as a book. Researcher of the RG Philosophy and Public Space, Institute of Philosophy, Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto. Main research interests are Ethics and Politics (articulation), Social and Political Philosophy and the concept and practice of Recognition as a philosophical issue (working within the main references of Aristoteles, Kant, Hegel, Marx, Arendt, Rawls, Habermas, Honneth, Cortina and Fraser).

     

    Imagem: Fotografia de Isabel Marques

     

    Ciclo de Seminários Filosofia, Ética e Política 2019-2020https://ifilosofia.up.pt/activities/ciclo-de-seminarios-filosofia-etica-e-politica-2019-2020

     

    Organização:
    Research Group Philosophy and Public Space
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
    Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

    Go back

    Activities