Philosophy & Public Space
PPS
Main Publications & Thesis 2013-2018
Books
PEREIRA, Paula Cristina, COUTO, Maria João, (org), Philosophy, City and Public Space, Porto, Edições Afrontamento (Forthcoming);
GONÇALVES, J. L., NASCIMENTO, E. & GOMES, M. P. (Coords.) (2018), Ética: dos fundamentos filosóficos aos princípios de ação - Direitos Humanos, educação e intervenção social. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-99984-2-1. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2672
BESSONE, Magali, Les races, ça existe ou pas ?, Paris, Gallimard, collection « Philophile », 2018,
BESSONE, Magali éd.,(2018) Les Méthodes en philosophie politique, Rennes, Presses Universitaires de Rennes, 283 p.
GARCÍA-MARZÁ, Domingo et al. (Eds.)(2013) Ética y Filosofía Política. Madrid: Tecnos
RAMOS, Valéria do Carmo; SANTIAGO, Maximus Taveira; PEREIRA, Paula Cristina (org.) (2017) Corpo e Pensamento. Espaços e tempos de afirmação da vida na sua potência criadora. S. Paulo: HUCITEC Editora, ISBN: 9788584041336
VILARES, Ana Carina (2017) O percurso ético do reconhecimento: um diálogo com Adela Cortina, Porto: Edições Afrontamento. ISBN 978-972-36-1569-2;
CARVALHO, Adalberto Dias de (2016), Acerca del exilio de la condicion humana, (trad. em lingua espanhola do original Antropologia da exclusão ou o exílio da condição humana), Bogota: Magisterio Editorial, 221 pp. ISBN: 9789582012120;
ESCOLA, J., RAPOSO RIVAS M., at al. (2013) Desafios éticos na sociedade tecnologica: respostas as necessidades educativas especiais e educacao para os media, Editora Andavira: Santiago de Compostela, ISBN: 978--84-8408-725-0
RAPOSO RIVAS M., ESCOLA, J., et al. (2013) “As TIC no Ensino: Políticas, usos e realidades”, Editora Andavira: Santiago de Compostela, pp.: 350, ISBN: 798-84-84‐8408-722‐9
Journals Special Issues
PEREIRA, Paula Cristina; COUTO, Maria João (ed.) (2017) "Philosophy of the City", Filosofia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 24, ISSN: 0871-1658
RAPOSO-Rivas, M. y ESCOLA J. (2016). “Virtual Communities of and for Learning”: Journal for Educators, Teachers and Trainers, Vol. 7(2), pp. 6–10.
PEREIRA, Paula Cristina (editora-convidada) (2015) número monográfico “Espaço público e politica(s) na contemporaneidade”, Utopia y Praxis Latinoamericana, Revista Internacional de Filosofia Iberoamericana y Teoria Social, Vol. 20, nº70, Jul/Set, Universidad de Zulia, Venezuela. ISSN:1315-5216 , (SCOPUS/ISI) http://www.produccioncientifica.luz.edu.ve/index.php/utopia/issue/view/2397
Book Chapter / Proceedings
BASTOS, Fernando Evangelista, "Feudal Atavisms of Western Representative Democracies", in Democracia, Sistema Político y Derechos Humanos: La consolidación democrática como utopía, Bogotá: Editorial de la Universidad Católica, Colombia. (Forthcoming);
PEREIRA, Paula Cristina, "City and Common Space”, in Sharon M. Meagher, Samantha Noll, Joseph S. Biehl (eds), The Routledge Handbook of Philosophy of the City, pub: 2019-08-15; https://www.routledge.com/The-Routledge-Handbook-of-Philosophy-of-the-City-1st-Edition/Meagher-Noll-Biehl/p/book/9781138928787
SPENILLO, Giuseppa, "Políticas Públicas: formas de ocupação regulada dos espaços públicos contemporâneos", in Democracia, sistemas políticos y derechos humanos: La consolidación democrática como utopía. Universidad Católica de Colombia. (Forthcoming);
CARVALHO, Adalberto Dias de (2018), “Utopia, human rights and the challenges of our educational contemporaneity”, in Elena K. Théodoropoulou, Didier Moreau, Christiane Gohier (dir.), Éthique en Éducation. Dépistages et clairières philosophiques. Rhodes : Laboratoire de Recherche en Philosophie Pratique et Appliquée. Capítulo 4, pp. 57-73. ISBN : 978-618-81027-4-3
BESSONE, Magali, (2018) « Race et ethnicité », « Racisme et Anti-racisme » et « W. E. B. Du Bois » in Patrick Savidan (dir.), Dictionnaire des inégalités et de la justice sociale, Paris, PUF.
CARVALHO, Magda Costa & MENDONÇA, Dina (2018), “The Community of Philosophical Inquiry as a Regulative Ideal”, in García, F; Duthie, E. y Robles, R. (Eds.). Parecidos de familia. Propuestas actuales en Filosofía para Niños / Family ressemblances. Current proposals in Philosophy for Children. Madrid: Anaya, pp. 36-46.
ESCOLA, J. (2018), “Direitos Humanos no Pensamento de Gabriel Marcel: Salvar o Humano no Homem”, in Ermano do Nascimento, José Luís Gonçalves, Miguel Prata Gomes (orgs.), Ética: Dos Fundamentos Filosóficos aos princípios da Ação, Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, pp. 72-81, ISBN: 978-989-99984-2-1
GARCÍA-MARZÁ, DOMINGO (2018). “Ética y democracia. Apuntes para una propuesta actual de democracia participativa”, en D.García-Marza et al. (eds.). Etica y filosofía política. Madrid: Tecnos
VILARES, Ana Carina (2018), «A ética da razão cordial de Adela Cortina: em torno dos valores da obrigação e do cuidado.» in Nascimento, E.; Gonçalves, J. L. e Gomes, M. P. (orgs); Ética: dos fundamentos filosóficos aos princípios de ação, Porto: ESEPF, pp. 44-49. ISBN: 978-989-99984-2-1.
VILARES, Ana Carina (2018), «A lição do reconhecimento: "on ne naît pas humain: on le devient". Fernanda Henriques com Simone de Beauvoir», in BORGES-DUARTE, Irene, Fios de Memória. Liber Amicorum para Fernanda Henriques, Covilhã: Edições Húmus, 2018, pp. 137-142. ISBN: 978-989-755-384-4.
BASTOS, Fernando Evangelista (2017) “Sujeito ético, poder poiético e o biopoder – o corpo-razão, a democracia e o cidadão”, pp. 177-196, in Corpo e Pensamento. Espaços e tempos de afirmação da vida na sua potência criadora. Ramos, Valéria do Carmo; Santiago, Maximus Taveira e Pereira, Paula Cristina (org), S. Paulo: HUCITEC Editora, 2017; ISBN: 9788584041336
COUTO, Maria João (2017) “Sujeito: Configurações Plurais”, pp. 197 -211, in Corpo e Pensamento. Espaços e tempos de afirmação da vida na sua potência criadora. Ramos, Valéria do Carmo; Santiago, Maximus Taveira e Pereira, Paula Cristina (org), S. Paulo: HUCITEC Editora, ISBN: 9788584041336
PEREIRA Paula Cristina (2017) “Da Afirmação da Vida e da Sensibilidade” (pp. 139-154), in Corpo e Pensamento. Espaços e tempos de afirmação da vida na sua potência criadora. Ramos, Valéria do Carmo; Santiago, Maximus Taveira e Pereira, Paula Cristina (org), S. Paulo: HUCITEC Editora, ISBN: 9788584041336
SILVA, Graça (2017) “Educação e Emancipação: A aprendizagem da Finitude” (pp.155-175) in Corpo e Pensamento. Espaços e tempos de afirmação da vida na sua potência criadora, Ramos, Valéria do Carmo; Santiago, Maximus Taveira e Pereira, Paula Cristina (org), S. Paulo: HUCITEC Editora, ISBN: 9788584041336
VILARES, Ana Carina (2017) «Corpo, mundo e pensamento. Considerações sobre a educação estética do ser humano» (pp. 213-232) in Corpo e Pensamento. Espaços e tempos de afirmação da vida na sua potência criadora. Ramos, Valéria do Carmo; Santiago, Maximus Taveira e Pereira, Paula Cristina (org), S. Paulo: HUCITEC Editora, ISBN: 9788584041336
Escola Joaquim (2017) “Teatro e Educação: Construir a cidadania no Espaço público”, in Sousa, Franclim Castro e Sousa, Pereira, José Dantas Lima Pereira, Lopes, Marcelino Sousa, (2017) A Intervenção Teatral em Portugal no Século XXI: formação, produção, programação, gestão, descentralização, animação e intervenção social, cultural e educativa. Intervenção: Chaves, pp. 41-47 (ISBN: 978-989-99835-1-9);
ESCOLA, Joaquim (2015), The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary School. In Jesús Rodríguez Rodríguez, Eric Bruillard, Mike Horsley (Ed.), Digital Textbooks: What's new?, Santiago de Compostela: USCIARTEM, pp. 275-295
ESCOLA, Joaquim, RODRIGUES, Elvira (2015), Investigação em Educação com TIC na UTAD. Contributos para a elaboração de um roteiro temático. In Escola, Joaquim, Raposo-Rivas, Manuela, Aires, Ana Paula, Martínez- Figeueira, Maria Esther, Investigação e Inovação no Domínio das TIC no Ensino. Ourense: Editorial Auria, pp. 11-28, ISBN: 978-84-939136-9-4
ESCOLA, Joaquim, CRUZ, Dulcídi (2015), A Galáxia Internet: As Tecnologias da Informação e Comunicação, A metodologia de Trabalho de Projeto nos processos de ensino e aprendizagem. In Escola, Joaquim, Raposo-Rivas, Manuela, Aires, Ana Paula, Martínez- Figeueira, Maria Esther, Investigação e Inovação no Domínio das TIC no Ensino. Ourense: Editorial Auria, pp. 167-176, ISBN: 978-84-939136-9-4
LOPES, Marcelino de Sousa (2015), Que Animadores Socioculturais e que formação para o século XXI. In Lopes, Marcelino de Sousa, Pereira, José Dantas, Maciel, Marta Alexandra (2015), O Animador Sociocultural no Século XXI: perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação, projectos de intervenção. Chaves: Intervenção, pp. 61-75. ISBN 978-989-97571-8-9
BARROSO, J. M., ESCOLA, J., “Filosofar com a Tecnologia Educativa”. M. Raposo Rivas, J. Escola, M. E. Martinéz & A. P. Aires (Coords.), As TIC no Ensino: Políticas, usos e realidades. Santiago de Compostela: Editora Andavira, pp. 211-232, 2013. ISBN: 798-84-84-8408-722-9
BOTELHO, F., ESCOLA, J., “Cinema na aula de Filosofia: uma proposta de abordagem da unidade Didática II – a ação humana e os valores.”, M. Raposo Rivas, J. Escola, M. E. Martinéz & A. P. Aires (Coords.), As TIC no Ensino: Políticas, usos e realidades. Santiago de Compostela: Editora Andavira, pp. 195-210, 2013. ISBN: 798-84-84-8408-722-9
CRESPO, C., BARROSO, M., ESCOLA, J., (2014) “Educar para os media através da imagem e do cinema”, in ESCOLA, J., RAPOSO-RIVAS, M., AIRES, A., MARTINÉZ-FIGUEIRA, M. Rumo à Inclusão educacional e à Integração das TIC na sala de Aula. (Coord.), Santiago de Compostela: Andavira Editora, pp. 579‐598 (ISBN: 978-84-8408-773-1);
ESCOLA, J. (2014) “Teatro, Educação Intercultural e Intervenção Comunitária” in PEREIRA, J., VEITES, M., LOPES, M. As Artes na Educação. Chaves: Edições Intervenção, pp. 117-122 (ISBN: 978-989-97571-6-5);
ESCOLA, J., "Da Opressão à Libertação: Comunicação, Educação e Teatro em Paulo Freire e Augusto Boal", J. D. Lima Pereira, M. F. Vieites, M. S. Lopes, “Teatro do Oprimido.Teorias, Técnicas e metodologias para a intervenção social, cultural e educativa no século XXI”, Chaves: Intervenção, 2013. ISBN: 978-989-97571-4
ESCOLA, J., “Tecnologias da informação e comunicação: desafios éticos”. 11-22. in J. ESCOLA; M. RAPOSO RIVAS; M. E. MARTINÉZ & A. P. AIRES (Coords.), Desafios éticos na sociedade tecnológica: respostas às necessidades educativas especiais e educação para os média. Santiago de Compostela: Editora Andavira, pp. 11-22, 2013. ISBN: 978-84-8408-725-0
ESCOLA, J., GOMES, A., LOPES, N. (2014) “A Web 2.0 na sala de aula e na ‘escola sem muros’: desafios para o professor” in FERREIRA, C., BASTOS, A., CAMPOS, H. (coord) PRÁTICAS EDUCATIVAS: TEORIZAÇÃO E FORMAS DE INTERVENÇÃO. Vila Real: UTAD, pp. 131-148 (ISBN: 978-989-704-175-4);
FLORES, P.; RAMOS, A. & ESCOLA, J. (2015), “The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary School” Digital Textbooks, What’ New? (pp. 847-904). Santiago de Compostela: USC/IARTEM. http://www.usc.es/libros/index.php/spic/catalog/book/759
GONÇALVES, José Luís & SOUSA, Júlio (2014). “Hospitalidade: experiências de dádiva que desenvolvem o self e renovam o laço social”. In: Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. Marcia Maria Cappellano dos Santos & Isabel Baptista (Org.) Caxias do Sul, RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul, Parte II, Capítulo 2 da Parte II, pp. 161-178. ISBN: 978-85-7061-737-8.
GUEDES, A., ESCOLA, J., “A privacidade na sociedade da informação e do conhecimento”. J. Escola, M. Raposo Rivas, M. E. Martinéz & A. P. Aires (Coords.), Desafios éticos na sociedade tecnológica: respostas às necessidades educativas especiais e educação para os média. Santiago de Compostela: Editora Andavira, pp. 45-62, 2013. ISBN: 978-84-8408-725-0
IMPAGLIAZZO, M., ESCOLA, J., (2014) “Tecnologia espacial definindo novas estratégias de ensino”, ”, in ESCOLA, J., RAPOSO-RIVAS, M., AIRES, A., MARTINÉZ-FIGUEIRA, M. Rumo à Inclusão educacional e à Integração das TIC na sala de Aula. (Coord.), Santiago de Compostela: Andavira Editora, pp. 297‐308 (ISBN: 978-84-8408-773-1)
IMPLAGIAZZO, M., ESCOLA, J. (2014), “Tecnologia Espacial no cotidiano da sala de aula. Uma perspetiva metodológica para o ensino das ciências in Moisés Lemos Martins & Madalena Oliveira (ed.) (2014) Comunicação Iberoamericana: os desafios da internacionalização. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho, ISBN: 978-989-8600-29-5, pp. 944-951
GONCALVES, José Luis & SOUSA, Júlio (2014). “Hospitalidade: experiencias de dádiva que desenvolvem o self e renovam o laco social”. In: Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. Marcia Maria Cappellano dos Santos & Isabel Baptista (Org.) Caxias do Sul, RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul, Parte II, Capitulo 2 da Parte II, pp. 161-178. ISBN: 978-85-7061-737-8.
LACERDA, Teresa, GRAÇA, M. Luísa , PEREIRA, Paula Cristina (2014) “Fora do corpo não reconheço a densidade da alma: da educação física e da relação estética com o mundo“ (ed. revista) in Bento, Jorge, Mesquita, Isabel Maria Ribeiro, Professor de Educação Física: fundar e dignificar a profissão, Universidade do Porto. Faculdade de Desporto, pp.247-265
PEREIRA, Paula Cristina, (2014)“ Technological culture and new practices of knowledge production/ Culture technologique et nouvelles pratiques de production du savoir “ in Théodoropoulou, H., Philosophy of Education: Aspects of praxis = Philosophie de l'Éducation: Aspects de la praxis, pp.219-236
REBELO, N., ESCOLA, J. (2014) “Tão Longe mas tão perto: as redes sociais- espaço de aprendizagem Digital Cooperativo”, ”, in ESCOLA, J., RAPOSO-RIVAS, M., AIRES, A., MARTINÉZ-FIGUEIRA, M. Rumo à Inclusão educacional e à Integração das TIC na sala de Aula. (Coord.), Santiago de Compostela: Andavira Editora, pp. 275-296 (ISBN: 978-84-8408-773-1);
ESCOLA, J., RAPOSO RIVAS M., (2013) “Cyberbullying e as TIC. As sombras e a luz na construção democrática do espaço mediático”. J. Escola, M. Raposo Rivas, M. E. Martinéz & A. P. Aires (Coords.), Desafios éticos na sociedade tecnológica. Santiago de Compostela: Editora Andavira, pp. 63-78, ISBN: 978-84-8408-725-0
LOPES, N., ESCOLA, J., RAPOSO, M., (2013) “Técnica, Tecnologia e comunicação : um estudo do pensamento de Paul Virillio”, J. Escola, M. Raposo Rivas, M. E. Martinéz & A. P. Aires (Coords.), Desafios éticos na sociedade tecnológica: respostas às necessidades educativas especiais e educação para os média. Santiago de Compostela: Editora Andavira, pp. 23-44, ISBN: 978-84-8408-725-0
ESCOLA, J., LIMA, J., FILHO, G. T., FERREIRA, S. M., (2013) “ Do Open Source ao Open Education, aspectos conceituais e legais”, Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, nos dias 23, 24 e 25 de Maio de 2013. Anais do Congresso, ISSN: 2832-8125
ESCOLA, J., LOPES, N., GOMES A., (2013) “Ser autor no ciberespaço: Desafios à comunicação educativa a partir da Web 2.0”, C. Ferreira, A. M. Bastos, A. P. Aires, H. Campos & F. Raimundo (Orgs.) Atas das II Jornadas Pedagógicas- O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar, pp. 238-247, ISBN: 978-989-704-133-4
VILARES, A. C., (2013) “Ideas de justicia: un dialogo con J. Rawls, A. Sen y A. Cortina”, AA.VV., Bioetica, Neuroetica, Libertad y justicia, Granada: Editorial Comares, pp. 523-533. ISBN: 978-84-9045-073-4 http://www.uv.es/gibuv/BIOETICA2012.pdf
VILARES, A. C. )2013) “Sobre o conceito de obrigação na Ética e na Politica: considerações de Hannah Arendt e de Adela Cortina”, Atas IV Meetings on Ethics and Political Philosophy,Braga: Universidade do Minho.
GONCALVES, J. L., (2013) “Direitos humanos, dignidade humana e acesso ao estatuto de pessoa:um contributo das teorias de reconhecimento.”, A. D. Carvalho, (org), Revista Itinerários de Filosofia da Educação, N.º 12. Porto: Ed. Afrontamento.
Articles in national and international journals
CARVALHO, Adalberto Dias de (2018), “Entre les singularités des individus et l’universalité des normes : une question pour l’éthique”, in Epistrophè Revue d’Éthique Professionnelle en Philosophie et en Éducation. Études et Pratiques, vol. 1, pp. 1-8.
CARVALHO, Adalberto Dias de (2018), “La pédagogie sociale au Portugal : un savoir praxéologique en vue de la construction de la cité comme une communauté solidaire”, in Rassegna di Pedagogia, LXXVI, 1-2, Fabrizio Serra Editore, Pisa, Roma
CARVALHO, Magda Costa e KOHAN, Walter (2018), “Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância”, in Educação e Filosofia, 32 (65).
BESSONE, Magali, « L’(in)achèvement de l’hospitalité », Esprit« Le courage de l’hospitalité », n°446, Juillet-Août 2018, p. 158-167.
SPENILLO, Giuseppa (2018), "Para Uma Epistemologia Da Possibilidade: Revisitar Os Novos Sentidos Do Comum Em Traduções Interculturais", in Entretextos, Revista de Estudios Intercultural desde Latinoamérica y el Caribe. Año: 18. n°. 22 (enero-Junio). Facultad de Ciencias de la Educación. Universidad de La Guajira. Colombia. ISSN: 0123-9333.
SPENILLO, Giuseppa (2018), "Perception And Acceptance Of Social Struggles – An Increase Of Violence In Brazilian Public Opinion On Digital Age” in Filosofia Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 34, 213-227
García-Marzá, D. (2017).”Sociedad civil global: hacia una ética de las instituciones”, Filosofia. Revista da Faculdade de Letras, Universidade de Porto, vol. 24, ISSN: 0871-1658, pp. 31-45.
GONCALVES, Jose Luis et al. (2017). “Constructing meaningful and visible social education contexts in Portuguese reality: a critical approach of professionalism and practices”. In The European Journal of Social Education, Vol. 28/29 - 2017. ISSN 1810- 4789;
PEREIRA, Paula Cristina; COUTO, Maria João, (2017) “Intoduction”, in Philosophy of the City, in volume temático: "Philosophy of the City", Filosofia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 24, ISSN: 0871-1658 2018
ESCOLA, Joaquim (2016), Educar para um mundo global: encontro, hospitalidade e espaço público. In Pereira, J., Lopes, M. & Cabral, M., Animação Sociocultural. Globalização, Multiculturalidade. Educação Intercultural e Intervenção Comunitária. Chaves: Intervenção, pp. 255-261. ISBN: 978-989-97571-9-6
Raposo-Rivas, M. & ESCOLA, J. (2016) “Virtual Learning Communities: review of a decade of Spanish-Portuguese scientific production “7 (2) Journal For Educators, Teachers and Trainers JETT– “Virtual Communities of and for learning”, pp.11-24. ISSN: 1989-9572 (SCOPUS)
PEREIRA, Paula Cristina; BASTOS, Fernando (2016), “Phenomenological critique of representative democracy”, in Opción, Revista de Ciencias Humanas y Sociales, Universidad del Zulia, vol. 32 nº 81, pp. 129-145. ISSN 1012-1587 (SCOPUS)
PEREIRA, Paula Cristina; COIMBRA, Maria Assumpta (2016), “Da era digital: transfigurações da existência humana e dinâmicas da educação”, in Revista de Filosofia, Universidad del Zulia, nº 84. ISSN: 0798-1171 (SCOPUS)
GONÇALVES, José Luís (2016), «O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação». Dossiê Paulo Freire Praxis Educativa. In Interritórios, Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco Caruaru, Brasil, Vol. 2, N° 2 – 2016, pp. 6-17. http://www.revistainterritorios.com.br/media/artigos/rev.5.01-o-pensamento-pedagogico-de-paulo-freire-a-luz-da-filosofia-da-educacao-rev-denise.pdf; http://hdl.handle.net/20.500.11796/2376
Torres, C. & ESCOLA, J. (2016), “Hospitalidade em tempos de indiferença”, in Carvalho, A. & Escola, J. (coord.), Revista Itinerários de Filosofia da Educação (1) 2016, pp. 5-11
Torres, C. & ESCOLA, J. (2016), “A nudez do rosto”, in Carvalho, A. & Escola, J. (coord.), Revista Itinerários de Filosofia da Educação (1), pp. 12-18
Botelho, F. & ESCOLA, J. (2016), “Não desviar o olhar dos Direitos Humanos: possibilidades de trabalho prático na sala de aula”, in Carvalho, A. & Escola, J. (coord.), Revista Itinerários de Filosofia da Educação (1) 2016, pp. 38-49
GONÇALVES, José Luís (2016), Contemporaneidade e Missão. Saber & Educar, [S.l.], n. 21, p. 198-209, dez. 2016. ISSN 1647-2144. Disponível em: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/244/260d. doi: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol21.244
BASTOS, Fernando (2015), “A abulia democrática como estratégia ideológica de redução do humano”. In Utopía y Praxis Latinoamericana, Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, Año: 20, nº. 70 (Julio-Septiembre), Centro de Estudios Sociológicos y Antropológicos (CESA), Faculdad de Ciencias Económicas y Sociales. Universidad del Zulia-Venezuela, pp.115-126, ISSN: 1315-5216 (ISI/SCOPUS)
COIMBRA, Maria Assumpta (2015), “Transfigurações do espaço público na era digital”. In Utopía y Praxis Latinoamericana, Revista Internacional de Filosofía y Teoría Social, Año: 20, nº. 70 (Julio-Septiembre), Centro de Estudios Sociológicos y Antropológicos (CESA), Faculdad de Ciencias Económicas y Sociales. Universidad del Zulia Maracaibo-Venezuela, pp. 99-106, ISSN: 1315-5216 (ISI/SCOPUS)
ESCOLA, Joaquim (2015), "Habitar na Tecnopolis: espaço público, Democracia e Direitos Humanos numa Civilização Tecnológica" In Utopía y Praxis Latinoamericana, Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, Año: 20, nº. 70 (Julio-Septiembre), Centro de Estudios Sociológicos y Antropológicos (CESA), Faculdad de Ciencias Económicas y Sociales. Universidad del Zulia-Venezuela, pp. 57-70. ISSN: 1315-5216 (ISI/SCOPUS)
ESCOLA, Joaquim; Reis, Manuel Cabral (2015), "Proposal of a Web-based Collaborative System to Support Student’s Homework", In International Journal of Web Portals, 7(1) 46-63 (SCOPUS)
ESCOLA, Joaquim; Rodrigues, Elvira, (2015) "A rede social Facebook em contexto de investigação e colaboração mediadas. Uma experiência luso-brasileira”. In Revista de Estudios e Investigación en Psicologología y Educación, 13:13100A - A13109
COUTO, Maria João (2015), “Sentidos insignificantes”, In Utopía y Praxis Latinoamericana, Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, Año: 20, nº. 70 (Julio-Septiembre), Centro de Estudios Sociológicos y Antropológicos (CESA), Faculdad de Ciencias Económicas y Sociales. Universidad del Zulia-Venezuela, pp. 107-113, ISSN: 1315-5216 (ISI/SCOPUS)
FIGUEIROA-REGO, Maria José (2015), “Património e filosofia na fruição perceptiva de um legado/Heritage and Philosophy applied to the experience of built legacy,” In Utopía y Praxis Latinoamericana, Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, Año: 20, nº. 70 (Julio-Septiembre), Centro de Estudios Sociológicos y Antropológicos (CESA), Faculdad de Ciencias Económicas y Sociales. Universidad del Zulia-Venezuela, ISSN: 1315-5216 (ISI/SCOPUS)
VILARES, Ana Carina (2015), «O percurso do reconhecimento: sobre os fenómenos da fratura e da ligação na contemporaneidade». In Utopía y Praxis Latinoamericana, Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, Año: 20, nº. 70 (Julio-Septiembre), Centro de Estudios Sociológicos y Antropológicos (CESA), Faculdad de Ciencias Económicas y Sociales. Universidad del Zulia-Venezuela, pp. 17-34. ISSN: 1315-5216 (ISI/SCOPUS)
PEREIRA, Paula Cristina, (2015) “Espaço público e politica(s) na contemporaneidade, In Utopía y Praxis Latinoamericana, Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, Año: 20, nº. 70 (Julio-Septiembre), Centro de Estudios Sociológicos y Antropológicos (CESA), Faculdad de Ciencias Económicas y Sociales. Universidad del Zulia-Venezuela, pp. 11-16, ISSN: 1315-5216 (ISI/SCOPUS)
PEREIRA, Paula Cristina, SILVA, Graça (2015) “A ética da emancipação intelectual” in Acta Scientiarum, Education, Vol. 37 Nº. 2. pp. 109-115. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5094646. http://revistes.urv.cat/index.php/ute/article/view/657/689
SILVA, Graça (2015), “Emancipação e cidadania”, In Utopía y Praxis Latinoamericana, Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, Año: 20, nº. 70 (Julio-Septiembre), Centro de Estudios Sociológicos y Antropológicos (CESA), Faculdad de Ciencias Económicas y Sociales. Universidad del Zulia-Venezuela, pp. 47-58, ISSN: 1315-5216 (ISI/SCOPUS);
GONÇALVES, José Luís (2015), “Dignidade como Valor Incondicional da Pessoa. A partir de que Fundamentos?”, In Revista Itinerários de Filosofia da Educação, N. º 13, pp. 155-166. Porto: Ed. Afrontamento. ISSN 1648-1959-12. http://ojs.letras.up.pt/index.php/itinerariosfe/issue/current/showToc
GONÇALVES, J. L; Veloso, G. (2015), “Dom – sistema de relações entre pessoas”. In Revista Cadernos de Pedagogia Social, Edição Especial “Hospitalidade, Educação e Turismo”, pp. 25-34. Porto: Universidade Católica Edições. ISNN: 2186-4614
FIGEUIROA - REGO, Maria Jose (2014) Building on Lipman's Legacy - the Creation of a Portuguese P4C Curriculum. *Thinking. The Journal of Philosophy for Children. Vol. 23-24
FIGUEROA-REGO, Maria José, (2014) The Use of Literary Texts in Doing Philosophy with Children and Youth in secondary school [Article] Diotime n° 62, p.24, 10.
PEREIRA, Paula Cristina ; COIMBRA, Maria Assumpta P.(2014) D., Per rimanere umani: legami nell'era digitale Prospettiva Persona, nº 87, p.: 37 - 42,ISSN:1126-5191
SANTOS, Maria Teresa, (2014)“A intolerância na relação entre cristão e pagãos. Ler o presente em Santo Agostinho”. Chaos & Kosmos, XIV, 2013, pp.1-19. Rivista online. ISSN 1827-0468
VILARES, Ana Carina, (2014) «Ética na vida pública: entrevista com Adela Cortina»; da Revista da Faculdade de Letras - Série de Filosofia, N.º 3 1
COIMBRA, M. A. Coimbra, (2013) “A (in)sustentável amizade digital”, Argumentos de Razón Técnica, Revista Espanõla de Ciência, Tecnologia y Sociedad, y Filosofia de la Tecnologia, Sevilla, número 16, pp.75-90,
REGO, M. J., (2013) “Building on Lipman’s Legacy – the Creation of a Portuguese P4C Curriculum”. Thinking. The Journal of Philosophy for Children, Montclair State University, Vol. 23-24
TORRES, C. , ESCOLA, J., (2013) “The representations of human vulnerability held by health workers – development and validation of a scale”. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Jan.-Feb.; 21(Spec): pp. 29-37, ISSN:1518-8345 (ISI-JCR).
LIMA, J. A., LIMA V., ESCOLA, J., (2013) “Novos Direitos de Autor em Face dos Novos Media”, Data Venia, 1 (2), pp. 169-182, ISSN:2182-6242
POST DOC
Concluded
António Moraes (Brasil)
Maria José Rego (Portugal)
Ongoing
Maria Assumpta Coimbra
Elsio Corá
Thesis
ONGOING: PhD THESIS:
Carlos João da Cunha Silva
Dirk Michael Schmidt
José Alberto da Cunha Monteiro Pinheiro
Maria do Rosário Ramalho Fernandes
Zeferino Jamal Uarrota
José Luis Gonçalves
MASTER DISSERTATIONS ONGOING: 10
PhD THESIS CONCLUDED (2013-2018)
- Arminda Fernando Filipe, Ondjango: Do espaço público tradicional angolano – Alguns contributos para a Filosofia social e politica africana. FLUP, 2017;
- Vinicius Bertoncini Vicenzi, O lugar da educação como questão filosófico-política a partir de Jacques Ranciere. FLUP. 2016;
- Ana Carina das Neves Vilares, Ética, Cidadania e Educação. A Filosofia Pratica de Adela Cortina. FLUP, 2014;
- Carlos Antonio Fragoso Guimarães, Crítica da modernidade e convergência dos saberes em Paulo Freire e Edgar Mori”, UTAD , 2016.
- Ezir George Silva. Fenomenologia da metafísica do ser e do Ter: contribuições do pensamento filosófico de Gabriel Marcel para a educação numa perspectiva da Formação Humana, UTAD, 2014.
MASTER DISSERTATIONS CONCLUDED (2013-2018)
- Tiago Emanuel Cardoso Torres: Argumentação e Retórica: a pertinência do seu estudo para a disciplina de Filosofia, MEFIL, 2018;
- Joana Filipa Monteiro Ribeiro: Da Epistemologia: uma proposta atual para o estudo de filosofia no Ensino Secundário, MEFIL, 2018;
-Maria Margarida Góis Moreira: Verdade e Fragmentação do saber, MEFIL,
2018;
-Clara Isabel de Oliveira Santos Costa: A Filosofia com Crianças e Jovens – Da sua Pertinência no Ensino Secundario; MEFIL. 2017;
- Marcia Filipa Nogueira da Costa: Da Lucidez: reflexão sobre o uso do texto filosófico na sala de aula. MEFIL. 2017;
- Andreia Sofia Ribeiro: Democracia (In)definida, problematização do (não)lugar da lecionação do conceito de democracia no ensino de Filosofia no Ensino Secundário. MEFIL. 2017;
- Mario Sergio Azenha Lagoa: Implementacao de metodologias de trabalho colaborativo e ferramentas online na didatica da Filosofia. MEFIL. 2017;
- Rafaela Francisca Campos Cardoso: Etica e Profissao Docente - os dilemas eticos Defesa; MEFIL. 2017;
- Nuno Flipe Ferreira de Oliveira: Paideia – uma formacao para a democracia e para a cidadania baseada no legado grego. MEFIL. 2015
- Luis Filipe Martins de Oliveira: Utilitarismo, Estado e Utopia - A Defesa do Estado. 2015
- Claudia Simoes Costa Cardinal: A importancia da teoria da justica de John Rawls no desenvolvimento de uma consciencia social e politica nos estudantes do ensino secundario. MEFIL. 2015;
- Claudia Ferreira Santos Silva: Educar para comunicar e comunicar-se. 2014;
- Sofia da Cruz Andrade Dias Gaspar: “Educar para a Sustentabilidade”, Mestrado MEFIL. 2014;
- Ana Teresa da Silva Laco Alves, Espacos de Liberdade. Pensar a desobediencia civil com Hannah Arendt. MFIL. 2015;
- Pedro Jamba: O Misterio da Sabedoria. A educacao entre o Ensinar e o Aprender. MEFIL, 2015;
- Andreia Marisa da Silva Rego. O Professor como Educador. MEFIL. 2014;
- Claudio Rui da Silva Azevedo: Por uma pedagogia da potencia. MEFIL. 2014;
- Isabel Cristina Ferreira Costa. Os sofistas e a sua pertinencia no ensino de filosofia. MEFIL. 2014;
- Joao Alexandre Baeta Guerreiro Gomes: Beuys, A revolucao somos nós. MFIL. 2014;
- Maria Beatriz Maciel de Magalhaes: O papel da argumentacao filosofica na formacao do cidadao. O caso do Parlamento Jovem. MEFIL, 2014;
- Maria Ines Figueiredo Gomes: Ensinar filosofia ou ensinar a filosofar. O professor-guia, o mestre escondido e as competencias. MEFIL. 2013;
- Sandra Filipa Silva Martins: O conceito de utopia e o ensino de Filosofia. MEFIL. 2013;
- Marta Brites: Das respostas as perguntas: estimulos do pensamento criativo e critico no ensino basico e secundario. MEFIL. 2013;
- Paula Alexandra Pinto dos Reis Bouene: O ensino de filosofia. Breve estudo comparativo: Portugal e Mocambique. MEFIL. 2014;
- Susana Antonia de Sousa Correia Lopes Caspurro: Autoridade na Acao de Educar. MEFIL. 2014.
-
Barreto, Ana Carina (2012) Justiça e amor: Jürgen Habermas com Adela Cortina. As fronteiras da solidão e da solidariedade, Adalberto Dias de Carvalho (org.), A solidão nos limiares da pessoa e da solidariedade, 25-32, Porto, Afrontamento, ISBN 978-972-36-1257-8.
-
Escola, Joaquim (2013) As Tecnologias da Informação e Comunicação como fator de interação Social, Cultural e Educativa de Adultos e Gerontes, José Dantas Lima, Marcelino Lopes e Tânia Moreira Rodrigues (Coords.), Animação Sociocultural Gerontologia e Geriatria. A intervenção Social, Cultural e Educativa na Terceira Idade, 355-361, Chaves, Intervenção, ISBN 978-989-97571-3-4.
-
Gonçalves, José Luís (2016) O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação, Interritórios, Revista de Educação, 2. 2, 6-17, Brasil, Universidade Federal de Pernambuco Caruaru
-
Escola, Joaquim (2007) A Fractura digital em Portugal, Xosé Manuel Cid (coord.), A Fenda Dixital y sus Implicacións Educativas, 95-110, Santiago de Compostela, Nova Escola Galega, ISBN 9788461164585.
-
Escola, Joaquim (2013) Cyberbullying e as TIC. As sombras e a luz na construção democrática do espaço mediático, Joaquim Escola,Manuela Raposo, Ana Paula Aires e Maria Esther Martinéz (coords.), Desafios éticos na sociedade tecnológica: respostas às necessidades educativas especiais e educação para os média, 63-78, Santiago de Compostela, Andavira, ISBN 978-84-8408-725-0.
-
Pereira, Paula Cristina (2008) A Saudade: gramática e espaço-horizonte da intimidade, Maria Celeste Natário, António Braz Teixeira, Afonso Rocha, Renato Epifânio (orgs.), Actas III Colóquio Luso-Galaico sobre a Saudade, 229-239, Sintra, Zéfiro, ISBN 9789728958732.
-
Escola, Joaquim (2010) Comunicação e Comunhão em Gabriel Marcel, Adalberto Dias de Carvalho (org.), Contemporaneidade Educativa e Interpelação Filosófica, 103-123, Porto, Afrontamento, ISBN 978-972-36-1098-7.
-
Escola, Joaquim (2013) A integração das TIC em contexto de estágio no 1º CEB: uma experiência na área de projeto, Pablo Muñoz, Manuela Raposo - Rivas, Mercedes Sanmamed González et al. (Coords.), XII Symposium Internacional sobre el praticum y las Prácticas en Empresas en la Formación Universitaria, Poio
-
Pereira, Paula Cristina (2010) A cidade como texto e (pre) texto, Rostos e Lugares de Hospitalidade, Porto, Universidade Católica Portuguesa
-
Araújo, Luís de (2008) Ética e Direito - a simplicidade do essencial, Convergências e Afinidades - Homenagem a António Braz Teixeira, 129-139, Lisboa, CFUL/Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa
-
Escola, Joaquim (2012) O contributo da Internet para a aprendizagem das crianças: resultados de um estudo sobre três websites portugueses destinados à educação pré-escolar., Xosé Manuel Cid Fernández, Américo Nunes Peres, Daniela Gonçalves et al. (orgs.), III Congresso Internacional, A Fenda Dixital / TIC / Escola e Desenvolvimento Local, 328- 336, Porto, ESEPF
-
Escola, Joaquim (2014) O uso das TIC em educação musical no 2º ciclo do ensino básico nos distritos de Vila Real e Bragança, Rumo à inclusão educacional das TIC na Sala de Aula, 221-252, Santiago de Compostela, Andavira Editora, ISBN 978-84-8408-773-1.
-
Pereira, Paula Cristina (2016) Da era digital: transfigurações da existência humana e dinâmicas da educação, Revista de Filosofia, 84, Venezuela, Universidad del Zulia, ISSN 0798-1171.
-
Arnaiz, Graciano González (2008), Interculturalidad Y Convivencia. El ‘giro intercultural’ de la filosofía, 220, Madrid, Ed. Biblioteca Nueva, ISBN 978-8497428170.
-
Escola, Joaquim (2013) Using Problem-Based Learning to help Portuguese students make the Bologna transition, Journal of Problem Based Learning in Higher Education, 1.1, 135 - 150, DOI 10.5278/ojs.jpblhe.v1i1.279.
-
Figueroa-Rego, Maria José (2012) Feelings, Emotions and Judgement Making, International Conference 2012- Cognition - Emotion - Communication: Scope and Limits, Actas de Congresso
-
Couto, Maria João (2007) O ser relacional da pessoa: uma perspectiva dialógica, Reflexão, Revista Semestral da Faculdade de Filosofia da PUC, 59-64, Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ISSN 0102-0269.
-
Escola, Joaquim (2013) As implicações do PTE nas escolas de Bragança, Manuela Rivas, Joaquim Escola, Mª. Esther Figueira e Ana Paula Aires, As TIC no Ensino: Políticas, usos e realidade, 79-100, Santiago de Compostela, Andavira Editora, ISBN 978-84-8408-722-9.