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Página actualizada a 26-03-2023
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Agostinho de Hipona

Aurélio Agostinho, bispo de Hipona


Aurélio Agostinho e o seu tempo

Data

AGOSTINHO

Acontecimentos

313

 

Édito de Milão: o cristianismo é oficialmente tolerado no império romano e o culto passa a ser livre

360-363

 

O imperador Juliano, “o apóstata”, restaura o culto pagão. Reacende-se a polémica anti-cristã.

354

A 13 de Novembro nasce em Tagasta (na Numídia, a actual Souk-Ahras, na Argélia). Filho de pai pagão (Patrício) e mãe cristã (Mónica), é educado segundo os princípios cristãos, contudo não foi baptizado. Primeiros estudos em Tagasta (367), que continuará em Madaura.

 

367

Estudos em Madaura.

 

370

Inicia os estudos de retórica em Cartago.

Ambrósio é aclamado bispo de Milão.

 

I.

 

Antes da conversão (escritos perdidos)

 

373

Lê o Hortênsio de Cícero, uma exortação da filosofia que o impressionará vivamente (cf. A vida feliz, I; Confissões, III 4). Adere ao Maniqueísmo. Liga-se a uma concubina, de quem tem um filho, Adeodato.

 

374-383

Ensina retórica em Tagasta, depois em Cartago.

Em 378 o imperador Teodósio é derrotado pelos Godos em Adrianópolis.

380-381

Escreve De pulchro et apto (obra perdida)

381: Concílio de Constantinopla.

383

Encontra Fausto de Milevi. Afasta-se do maniqueísmo (cf. Confissões, V 6). Ensina retórica em Roma.

 

384

 

385

Inicia o ensino de retórica em Milão. Escuta a pregação de Ambrósio, bispo de Milão. Orador oficial: faz o panegírico do imperador Valentiniano II (22.11.384) e de Bauto (1.1.385).

 

 

II.

 

Adesão ao cristianismo (escritos filosóficos)

 

386

Estuda os “livros dos platónicos” (Plotino) e as Epístolas de S. Paulo. Adere novamente ao cristianismo. No final de Agosto retira-se com alguns amigos para Cassicíaco, a norte de Milão. Escreve os primeiros textos teológico-filosóficos: Contra academicos, De beata uita, De ordine, Soliliquiorum li. II, De immortalitate anime.

 

387

Regressa a Milão. Faz-se baptizar por Ambrósio. Escreve o De quantitate anima e os Libri disciplinarum (cfr. Retract. I 6: De grammatica, De dialectica, De musica (terminado já em Tagasta) e outros pedidos ou não iniciados: De rethorica, De geometria, De arithmetica, De philosophia). Decide regressar África. Em Agosto a mãe morre em Óstia, antes do embarque, que retarda.

 

388

Retorna a Cartago, depois a Tagasta. Funda o primeiro Mosteiro e inicia a experiência monástica. Primeiros escritos anti-maniqueus.

 

389-391

Vida monástica em Tagasta. Dita as De diversis quaestionibus LXXXIII. Em 389 morre o filho Adeodato. Escreve: De Genesi aduersus manicheos, De magistro, De uera religione,

 

III.

Vida pastoral (escritos de polémica e apologética)

 

391

Ordenado sacerdote em Hipona, pelo bispo Valério.

 

391-430

Sucessivas polémicas doutrinais com os maniqueus, os pelagianos, os arrianos, os donatistas, que o levam a escrever múltiplas obras. Intensa actividade de interpretação bíblica, da qual resultam diversas obras de comentário e teoria da interpretação. Ininterrupta actividade pastoral, de qual resulta a composição de tratados, sermões, cartas.

 

392

 

Abolição das instituições “pagãs”, entre elas os Jogos olímpicos.

395

Consagrado bispo, coadjutor de Valério.

Morte do imperador Teodósio e divisão do império em Ocidental (Roma) e Oriental (Constantinopla).

396

À morte de Valério, Agostinho é nomeado bispo de Hipona.

 

397-427

Escreve o De doctrina christiana

 

397-401

Escreve as Confissões

 

399-420

Escreve o De Trinitate.

 

400-412

Confronto com o Donatismo. Confronto com o pelagianismo.

 

410-415

Escreve o De Genesi ad litteram

 

412

Sermão De excidio urbis Romae.

Roma é saqueda pelos godos de Alarico.

412-427

Escreve o De ciuitate Dei.

Em 415 Orósio escreve Contra os pagãos. 

426

Escreve uma revisão da sua obra: Retractationum libri II.

 

430

Aos 76 anos, morre em Hipona em 28 de Agosto, enquanto os Vândalos cercam a cidade.

Entre 428-431, os Vândalos, comandados por Genserico, passando por Espanha saqueiam o norte de África.

455-476

 

Crescente barbarização do Império

476

 

Fim do Império Romano do Ocidente: Odocaro, rei dos Érulos, depõe Rómulo Augustulo e envia a Zenão, imperador do Oriente, as insígnias do Império.

529

 

Encerramento da Academia de Atenas, por ordem do imperador Justiniano.

Fundação do mosteiro de Cassino por Bento de Núrsia.

 

 

Obras

Opera omnia (Patrologia cursus completus, series latina), vol. 32-47; Paris 1861. Supp. 2 [Texto latino]

Opera (Corpus Scriptorum Ecclesiasticorum Latinorum), Wien 1887-seg. (ed. incompleta) [Texto latino]

Oeuvres de Saint Augustin (Bibliothèque augustinienne, Paris 1936-seg. (em curso) [Texto latino e trad. francesa. Edições anotadas]

Obras de San Agustín (Biblioteca de Autores Cristianos), La editorial católica, Madrid 1940-seg. (em curso) [Texto latino, com tradução em castelhano]

Opera (Corpus Christianorum. Series latina) Brepols, Turnhout 1954-seg. (em curso) [Texto latino em novas edições críticas].

Opera Omnia / Tutte le Opere, Città Nuova ed., Milano,

 

Obras online: em latim || em português || em espanhol || em italiano || em inglês || em francês || em alemão.

 

Edições electrónicas

CLCLT (cfr. CD-ROM 1), Brepols, Turnhout 1996 (3ª ed.). [existe na FLUP]

Corpus Augustinianum Gissense a Cornelio Mayer editum. CD-ROM, version 1.0 for DOS or Windows. Schwabe & Co. AG, Basel 1995.

Patrologia latina database. Chadwick-Healey, Cambridge 1994.

Opera Omnia / Tutte le Opere, Città Nuova Ed., [latim e trad. italiana]  --> http://www.sant-agostino.it/index2.htm

 

algumas obras em latim e/ou tradução inglesa, na WWW:

--> http://ccat.sas.upenn.edu/jod/augustine [página de James J. O’Donnell, referida a seguir] — http://history.hanover.edu/ancient/augustin.htm

The Classics Homepage: http://patriot.net/~lillard/cp/august.html

Early Church Fathers: http://www.ccel.org/fathers2/NPNF1-03/TOC.htm 

Bibliothek der Kirchenväter: https://bkv.unifr.ch/de/works

 

Miscelâneas de textos

Atkins E.M. - R.J.Dodaro (ed., transl.), Augustine: Political Writings, Cambridge University Press, Cambridge 2001.

 

Recursos na internet

--> http://ccat.sas.upenn.edu/jod/augustine [Página de James J. O’Donnell, uma verdadeira mina agostiniana na internet, com ligação a todo o mundo agostiniano e arredores na teia; inclui obras de Agostinho e alguns estudos do A.]

http://history.hanover.edu/ancient/augustin.htm [Textos e estudos, Hannover College, Indiana]

Mendelson, Michael, «Saint Augustine», Edward N. Zalta (ed.) The Stanford Encyclopedia of Philosophy

Bibliografia sobre Agostinho e o ocidente latino, por William Harmless, S.J.: http://camellia.shc.edu/theology/Augustine.htm

--> http://www.epistemelinks.com/Main/Philosophers.aspx?PhilCode=Augu [Episteme links]

 

Artigos da Catholic Encyclopedia (1913), sobre Agostinho por Eugène Portalié:
--> http://www.knight.org/advent/cathen/02084a.htm Vida
--> http://www.knight.org/advent/cathen/02089a.htm Obras
--> http://www.knight.org/advent/cathen/02091a.htm Pensamento

 

Dicionários e enciclopédias

* Fitzgerald, Allan D., Augustine Through the Ages: An Encyclopedia, William B. Eerdmans Publishing Company, 1999. (tradução: Agostinho através dos tempos. Uma enciclopédia, coord. da trad.: Heres Drian de O. Freitas, Apresentação de Cristiane Negreiros Abbud Ayoub, Paulus, São Paulo 2019).

Mayer, Cornelius et alii (eds.) Augustinus-Lexikon, t. 1: Aaron-Conuersio, Schwabe & Co. AG, Basel 1986 [Enciclopédia agostiniana em curso de publicação, com artigos de diversos autores, em diversas línguas: alemão, francês, inglês].

* Pollmann, Karla (ed.), The Oxford Guide to the Historical Reception of Augustine, 3 volumes, Oxford University Press, Oxford, 2013.

 

Bibliografias e actualização bibliográfica

(ver Bibliografia geral)

van Bavel, T., Répertoire bibliographique de Saint Augustin 1950-1960, M. Nijhoff, The Hague 1963.

Miethe T.L., Augustinian Bibliography, Greenwood Press, Westport – London 1982.

 

L’Année philologique, vol. 1-seg., Paris (publicação anual, em curso, com secção sobre Agostinho).

Bibliographia patristica, Berlin 1956-seg. (publicação anual, em curso).

«Bulletin Augustinien», publicado regularmente na revista Revue des études augustiniennes (Paris).

 

Revistas de estudos agostinianos

(em geral, não publicam apenas estudos sobre Agostinho, mas também sobre a sua influência, mesmo que indirecta, e sobre a ordem agostiniana)

Augustinian Studies, vol. 1 (1970) – . Villanova (publicação anual, em curso). 

Augustiniana, vol. 1 (1951) – Heverlee-Louvain (publicação anual, em curso).

Augustinus, vol. 1 (1956) – . Salamanca (publicação anual, em curso).

Recherches augustiniennes, vol. 1 (1958) – . Paris (publicação anual, em curso).

Revue des études augustiniennes, vol. 1 (1955) – . Paris (publicação anual, em curso).

 

II. Traduções em português (PT)

Confissões, trad. anon., regia officina typografica, Lisboa 1783 (2ª ed. revista: 1824).

Meditações, Solilóquios e Manual, trad. anon., Off. de F. Luiz Ameno, Lisboa 1784.

Theologo e orador cristão [De doctrina christiana], trad. , Lisboa 1788. 

Corações acima ou Solilóquios de Santo Agostinho, trad. e notas de P. Senna Freitas, Livr. Catholica Portuense, Porto [1898]. Reed.: Solilóquios, Livr. Apostolado da Imprensa, Porto 1944 (4ª ed.).

Amar a Deus é a minha vida ou Colloquios da alma com o seu creador, tirado das obras de Santo Agostinho por C. (!), trad. A.M. Bello, Livr. Portuense, Porto 1901.

As Confissões, prol. L.C. da Silva, trad. J.O. Santos e A.A. Pina, Livr. Apostolado da Imprensa, Porto 1941 (11ª ed.: 1984; 13ª ed. em 1999, revista por L.C. da Silva e E. Couto).

Cem páginas [textos escolhidos], selecção e pref. M. das Neves, Livr. Bertrand, Lisboa 1945.

Regras de Santo Agostinho e Constituições para as Irmãs Religiosas da Visitação e directório espiritual por S. Francisco de Sales, trad. anon., Of. Gráfica, Leiria 1949.

Evangelho de S. João comentado por S. Agostinho, 5 vol., trad. J.A.R. Amado, Gráfica de Coimbra, Coimbra 1944-1952 (2ª ed. do vol. I em 1954, do vol. II em 1954 e do vol. III em 1960).

A voz de um convertido [selecção de textos] trad. ???, Gráfica de Coimbra, Coimbra 1956.

Contra os Académicos. Diálogo em três livros, pref. e trad. V. de Almeida (Biblioteca filosófica, 10), Atlântida, Coimbra 1957.

Quem é Deus. Primeira carta de S. João comentada por Santo Agostinho, trad. J.A.R. Amado, Gráfica de Coimbra, Coimbra 1959.

Sermões, in: fr. João Alvares, Obras, vol. II: Cartas e traduções (pp. 102-155), ed. crítica, introd. e notas de A.A. Calado, Imprensa da Universidade, Coimbra 1959

Vitória final de Cristo. Apocalipse de S. João comentado por Santo Agostinho, trad. introd. e notas de J.A.R. Amado, Gráfica de Coimbra, Coimbra 1960.

Sermões para a Páscoa, introd. S. Poque, trad. A. Fazenda (Origens do cristianismo, 2), Lisboa – São Paulo, Ed. Verbo 1974.

O Mestre, in Opúsculos selectos de Filosofia Medieval (pp. 25-76) selecção, introd. e trad. A. Soares Pinheiro (Textos de filosofia medieval, 1), Faculdade de Filosofia, Braga 1984 (3ª ed. revista: 1990).          
Esta trad. foi reimpressa por diversos outros ed., em geral acompanhada por novas introd. e notas: Porto ed. 1995 (com introd. e comentário de M.L. Xavier); Lisboa Ed., Lisboa 1995; etc.

Acerca da doutrina cristã [excertos], trad. J. Andrade, in Textos de hermenêutica, Rés editora, Porto 1984 (pp. 33-109).

O livre arbítrio, trad. A. Soares Pinheiro, (Textos de filosofia medieval, 3) Faculdade de Filosofia, Braga 1986.

Diálogo sobre a felicidade / De beata vita, texto lat., introd., trad. e notas M.A.S. de Carvalho, (Textos filosóficos, 19) Ed. 70, Lisboa 1988.

O Mestre, introdução e análise de Marcello Fernandes e Nazaré Barros, Lisboa Editora, Lisboa 1988.

A natureza do Bem / De natura boni, texto lat., introd., trad. e notas M.A.S. de Carvalho, in Mediaevalia. Textos e estudos, 1 (1992) = Fundação Eng. António de Almeida, Porto 1992.

Santo Agostinho, A cidade de Deus, 3 vol., intro, trad. e notas de J.D. Pereira (Textos clássicos) Fundação C. Gulbenkian, Lisboa 1991-1993. 5ª ed.: 2017-2019 online: volume 1: link || PDF; volume 2: link || PDF; volume 3: link || PDF.

Santo Agostinho, Confissões, trad. e notas: A.E. Santo, J. Beato, M.C.C.-M.S. Pimentel, introd. de M.B.C. Freitas, notas de âmbito filosófico de M.B.C. Freitas e J.M.S. Rosa, (Estudos Gerais. Série universitária) IN-CM, Lisboa 2000 [ed. bilingue].

Santo Agostinho, Diálogo sobre a ordem, Edição bilingue, Introd., trad. e notas de P.O. Silva, (Estudos Gerais. Série universitária. Clássicos da Filosofia) IN-CM, Lisboa 2000.

Santo Agostinho, O livre arbítrio, Edição bilingue, Introd., trad. e notas de P.O. Silva, (Estudos Gerais. Série universitária. Clássicos da Filosofia) IN-CM, Lisboa 2001.

Santo Agostinho, Trindade. De Trinitate (edição bilingue), Coord. A. Espírito Santo; Introd. e notas J. M. S. Rosa, Trad. A. Espírito Santo - D. L. Dias - J. Beato - A. C. C.-M. S. Pimentel, Ed. Paulinas, Prior Velho 2007.

Santo Agostinho, O "De excidio Vrbis" e outros sermões sobre a queda de Roma, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra 2013. online: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0782-5

Agostinho, Santo, O mestre: diálogo entre pai e filho sobre a linguagem e a descoberta da verdade interior,  trad. António Costa, rev. Carla Fonseca, Ed. Large books, Lisboa 2010 (2ª ed. 2011).

Agostinho de Hipona, A verdadeira religião / De uera religione, introd. e notas Paula Oliveira e Silva, trad. Paula Oliveira e Silva e Manuel Francisco Ramos, Edições Afrontamento, Porto 2012. (Imago Mundi. Filosofia em texto e tradução, 4).

Santo Agostinho, Diálogo sobre a ordem, trad., introd. e notas Paula Oliveira e Silva, Levoir : Público, 2017 (Grandes nomes do pensamento, 11).

Santo Agostinho, A interpretação do Génesis: dois livros contra os Maniqueus; Da interpretação literal do Génesis : uma obra inacabada, introd,, trad. e notas Paulo Ramos, Paulinas, Prior Velho 2021.

 

Traduções no Brasil (BR) em especial as não existentes em Portugal

Santo Agostinho, A graça (I), trad. Agustino Belmonte, (col. Patrística, 12) Paulus ed., São Paulo 1998, 317 pp.

 

III. Estudos

1. Biografia

* Brown, Peter, Augustine of Hippo. A Biography, University of California Press, Berkeley 2000, XI-548pp. [FLUP: 929A221b] (1ª ed.: Faber and Faber/University of California Press, London and Berkeley1967).

Ferrier, Francis, Santo Agostinho, pref. J.C. Gonçalves, trad. I.M. Gonçalves (col. Saber 225) Ed. Europa-América, Mem Martins 1993. [a 2ª parte da obra ocupa-se da influência de Agostinho durante a Idade Média].

* Lancel, Serge, Saint Augustin, Fayard, Paris 1999 (796 p.). [minuciosa biografia intelectual; FLUP: 9(2)/IV/102]

Fox, Robin Lane, Augustine: Conversions to Confessions, Basic Books, New York 2015. FLUP: I/A221a/5.

Neusch, Marcel, Initiation à Saint Augustin, maître spirituel (Epiphanie-Initiation, Biographies) Ed. du Cerf, Paris 1996.

Pereira, João Dias, “Nota biográfica sobre Santo Agostinho”, in: A cidade de Deus, vol. I, pp. 7-83 (Textos clássicos) Fundação C. Gulbenkian, Lisboa1991. [Esboço biográfico que assenta quase exclusivamente nas Confissões e na biografia escrita pelo seu discípulo Possídio].

2. Obras gerais

Augustinus Magister: Congrès International augustinien, 3 volumes, Études augustiniennes, Paris 1954.

Beierwalters, Werner, Agostino e il neoplatonismo cristiano, pref. e introd. G. Reale, trad. G. Girgenti e A. Trotta (Platonismo e filosofia patristica, Studi e testi, 8) Vita e Pensiero, Milano 1995.

Bermon, Emmanuel, Le Cogito dans la pensée de saint Augustin, (Histoire des doctrines de l'antiquite classique, 26) Librairie philosophique J. Vrin, Paris 2001.

Cary, Phillip, Augustine's Invention of the Inner Self, The Legacy of a Christian Platonist, Oxford University Press, Oxford 2000.

* Flasch, Kurt, Augustin. Einführung in sein Denken, Reclam Verlag, Stuttgart 1980 (ed. utilizada: Agostino d’Iponna. Introduzione all’opera filosofica, trad. C. Tugnoli, Il Mulino, Bologna 1983).

* Gilson, Étienne, Introduction à l’étude de S. Augustin, (Études de philosophie médiévale, 11) Librairie philosophique J. Vrin, Paris 1969 (4ª ed.); Introdução ao estudo de Santo Agostinho, trad. Cristiane Negreiros Abbud Ayoub, Discurso editorial - Paulus, S. Paulo 2007.

Madec, Goulven, Saint Augustin et la philosophie. Notes critiques, (Coll. des Études augustiniennes, 149) Institut d’Études Augustiniennes, Paris 1996.

Madec, Goulven, Introduction aux “révisions” et à la lecture des oeuvres de saint Augustin, (Coll. des Études augustiniennes, 150) Institut d’Études Augustiniennes, Paris 1996.

Madec, Goulven, Lectures augustiniennes, (Collection des Etudes Augustiniennes, Serie Antiquite 163) Institut d'Etudes Augustiniennes, Paris 2001.

Marrou, Henri-Irénée, Saint Augustin et la fin de la culture antique, E. de Brocard Ed., Paris 1938.

* Matthews, G. B., Santo Agostinho, trad. H. Chelo, rev. D. Murcho, Ed. 70, Lisboa 2008.

Meconi, David Vincent - Eleonore Stump (eds.), The Cambridge Companion to Augustine, (trad. Agostinho, trad. Jaime Clasen, Idéias & Letras, São Paulo, 2016) - ed. revista de Stump, Eleonore – Norman Kretzmann (eds.) 2001.

O’Daly, Gerard, Augustine’s Philosophy of Mind, Duckworth, London 1987.

Oliveira e Silva, P., Ordem e ser. Ontologia da relação em Santo Agostinho, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa 2007.

Pegueroles, Juan, El pensamiento filosófico de San Agustín (Nueva col. labor, 137) Ed. Labor, Barcelona 1972.

Pépin, Jean, “Santo Agostinho e a patrística ocidental”, in: F. Châtelet (dir.) História da Filosofia, vol. 2: A Filosofia Medieval, do século I ao séc. XV, trad. A.C. Ribeiro – L. Xavier – M. Lopes, D. Quixote, Lisboa 1974 (pp. 65-84).

Rosa, José Maria Silva, O primado da relação. Da intencionalidade trinitária da filosofia, Universidade Católica Editora, Lisboa 2007.

Sciacca, M.F., Saint Augustin et le néoplatonisme. La possibilité d’une philosophie chrétiénne, Publ. de l’Université de Louvain–Ed. Béatrice-Nawelaerts, Louvain–Paris 1956.

Stock, Brian, Augustine The Reader. Meditation, Self-Knowledge, and the Ethics of Interpretation, Belknap Press, 1998

* Rist, John M., Augustine. Ancient Thought Baptized, Oxford University Press, Oxford 1996.

Rosa, José Maria Silva, Em busca do centro. Investigações sobre a noção de ordem na obra de Santo Agostinho. Período de Cassicíaco, Universidade Católica editora, Lisboa 1999.

Stump, Eleonore – Norman Kretzmann (eds.), The Cambridge Companion to Augustin, (Cambridge Companions to Philosophy), Cambridge University Press, Cambridge 2001 (ver 2ª ed. em Meconi, David Vincent - Eleonore Stump, 2014).

* Trapè, Agostino, “San Agustin”, in A. di Bernardino (dir.) Patrología, t. III: La edad de oro de la literatura latina, (BAC, 422) La editorial católica, Madrid 1981, pp. 405-553.

 

4. Estudos sobre obras particulares

Confessionum libri XII / As Confissões

Actas do Cogresso internacional As Confissões de Santo Agostinho 1600 anos depois: presença e actualidade, Universidade católica Editora, Lisboa 2001.

 

De civitate Dei / A cidade de Deus

Gilson, Étienne, Les métamorphoses de la Cité de Dieu, Publications Universitaires de Louvain - Librairie Philosophique J. Vrin, Louvain - Paris 1952. Trad. port.: E. Gilson, Evolução da cidade de Deus, Editora Herder, São Paulo 1965.

Mark Vessey — Karla Pollmann — Allan D. Fitzgerald (eds.), History, Apocalypse, and the Secular Imagination: New Essays on Augustine's City of God,  Philosophy Documentation Center, Bowling Green, OH 1999.

Matthews, Gareth, «Knowledge and Illumination” em E. Stump - N. Kretzmann (eds), The Cambridge Companion to Augustine, Cambridge University Press, Cambridge 2001, pp. 171–185.

Santo Agostinho: o homem, Deus e a cidade: actas do congresso, Centro de Formação e Cultura, Leiria 2005.

Rosa, José Maria Silva – António Bento – José António Domingues, De Civitate Dei de Santo Agostinho - Dois Amores, Duas Cidades, (Ethos e polis, 9) Documenta, Lisboa 2019.

 

De magistro / O mestre

Bermon, Emmanuel, La signification et l'enseignement. Texte latin, traduction française et commentaire du De magistro de saint Augustin, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 2007 (Textes et traditions, 15).

Burnyeat, Myles, «Wittgenstein and Augustine De Magistro», Proceedings of the Aristotelian Society, 61 (1987) 1–24.

Crosson, F., «The Structure of the ‘De Magistro», Revue des Études Augustiniennes, 35 (1989) 120-127.

García Alvarez, J. «La conversión de San Agustín como fundamento de su diálogo De Magistro», Cuadernos Salmantinos de Filosofía, 13 (1986) 123-151.

Madec, Goulven, «Analyse du De magistro», Revue des Études Augustiniennes, 21 (1975) 63-71.

Madec, Goulven, Saint Augustin et la philosophie. Notes critiques (Coll. des Études augustiniennes, 149) Institut d’Études Augustiniennes, Paris 1996, cap. 7 «De magistro; langage et connaissance», pp. 53-60.

King, Peter, «Augustine on the Impossibility of Teaching», Metaphilosophy, 29 (1998) 179–195.

Nawar, Tamar, «Augustine on the Varieties of Understanding and Why There is No Learning from Words», Oxford Studies in Medieval Philosophy, 3 (2015) 1-31.

 

5. Influência de Agostinho

Matthews, Gareth B. (ed.), The Augustinian Tradition, (Philosophical Traditions, 8) University of California Press, Berkeley 1999. XIX-398 pp.

Schnaubelt, Joseph C. – Frederick Van Fleteren (eds)., Augustine: Second Founder of the Faith, (Collectanea Augustiniana) Peter Lang, New York 1990.

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