José Franscico Meirinhos
Santo António de Lisboa e de Pádua, que tornou universal aquilo que aprendera na sua formação monástica em Portugal, em S. Vicente de fora e em Santa Cruz de Coimbra, é o primeiro português universal, no dizer de Maria Cândida Pacheco. Durante o resto da Idade Média o percurso seria inverso, todos os portugueses de projecção internacional fizeram a sua formação no estrangeiro.
c. 1190 | (Lisboa) Nascimento de Fernando Martins (ou de Bulhões?). |
| (Lisboa) Frequenta a escola catedralícia de Lisboa, onde terá iniciado os seus estudos. |
1209 | Fundação da Ordem dos Frades Menores (frades mendicantes), por Francisco de Assis. |
c. 1210 | (Lisboa) Entra para a ordem dos Cónegos Regrantes de S. Agostinho, no mosteiro de S. Vicente de Fora, em Lisboa (que possuía uma das importantes bibliotecas da época) |
c. 1211-12 | (Coimbra) Muda para o mosteiro de S. Cruz de Coimbra, da mesma ordem, que possuía a mais importante biblioteca portuguesa na época, e aí aprofunda a sua formação. É provável que alguns dos materiais aí preparados lhe tenham servido para a composição dos Sermões que escreveria em Itália. |
c. 1217 | Chegam a Portugal os primeiros franciscanos. |
c. 1218-19 | (Coimbra) Ordenação sacerdotal, nos Cónegos Regrantes. |
1220 (meados) | (Coimbra) Ingressa na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) tomando o nome de frei António. |
1220 (Outono) | Parte em Missionação para Marrocos. Segundo a legenda, a doença obriga-o a regressar (início de 1221), mas uma tempestade desvia a rota do navio, que viria a acostar perto de Messina, na Sicília. |
1221.05.12 | (Assis) Assiste ao Capítulo Geral dos Franciscanos, onde terá conhecido Francisco de Assis, fundador da Ordem. |
1221-1222 | (Sanpaolo, perto de Bolonha) retira-se para um mosteiro da ordem. |
1222 (Set.) | (Forlívio) Pela primeira vez prega em público, segundo a legenda porque sabia falar em latim, na ordenação de alguns confrades mendicantes. |
1223 | Aprovação da regra definitiva dos Franciscanos pelo papa Honório III. |
1223-5 | Intensa actividade de pregação em Itália (entre os cátaros e paterenos) |
| Intensa actividade de pregação em França: Montpellier, Toulouse (entre os albigenses e valdenses) |
1225-1227 | (Montpellier, Toulouse, Limoges) Leitor de teologia, nas escolas da ordem franciscana; c. 1226 fundador e custode do mosteiro de Brive-Limoges (cf. Rigaldina V 44, VI 60). |
122… | Morte de Francisco de Assis. |
1227 | (Assis) Participa no capítulo geral Franciscano, onde será eleito provinvial da Emília-Romagna. |
| (Bologna) Ensina Teologia no convento da Ordem. |
1227-1229 | Esceve os Sermones Dominicales, usando materiais começados a elaborar em Coimbra ? |
1228 | Canonização de Francisco de Assis. |
1228-1230 | Legado franciscano na Cúria pontifícia. |
1230-1232 | (Pádua) Ensina teologia e screve os Sermones in festivitatibus sanctorum (Sermões para as festas dos santos). |
1231 (Maio) | (Camposampiero, perto de Pádua) Restira-se para o eremitério franciscano |
1231.06.13 | (Arcela, perto de Pádua) Morre de doença súbita, quando o transportavam a Pádua (segundo recentes estudos antropométricos do esqueleto, teria cerca de 41 anos). |
| Os funerais decorrem a 17 do mesmo mês em Pádua. |
1232.05.30 | (Spoleto) É canonizado pelo papa Gregório IX. |
1946.05.30 | O papa Pio XII declara santo António "Doutor da Igreja". |
a) Os Sermões
Edição crítica
S. Antonii Patavini, O. Min., Doctoris Evangelici Sermones dominicales et festivi, ad fidem codicum recogniti, curantibus Beniamino Costa, Leonardo Frasson, Ioanne Luisetto, coadiuvante Paulo Marangon, 3 vol., Ed. Messagero, Padova 1979.
— Sermones dominicales: vol. I pp. 1-, II pp. 3-102
— Sermones mariani: II pp. 103-150
— Sermones in solemnitatibus: III pp. 1-294
Esta edição supera a de Locatelli
S. Antonii Pat[avini] thaumaturgi incliti Sermones dominicales et in solemnitatibus, quos ex mss. Saeculi XIII codicibus, qui Patavi servantur, faventibus quinqueviris S. Antonii Arcae curandae, consultis etiam Vaticano, Casanatensi aliisque exemplaribus, editis notisque etillustrationibus locupletati Antonius Maria Locatelli, [et J. Munaron — J. Perin — M. Scremini] Patavii 1895-1913 [publicada em fascículos que formavam 3 volumes com paginação contínua: vol. I 1895-1903, vol. II 1907-1911, vol. III 1912-1913]
— Sermones dominicales: pp. 1-688
— Sermones mariani: 693-733
— Sermones in solemnitatibus: 741-925
Edições bilingues
Santo António de Lisboa, Obras Completas. Sermões domincais e festivos (ed. bilingue), Introd., trad. e notas de Henrique Pinto Rema, 2 vol., (Tesouros da literatura e da história) Lello & irmão Ed., Porto 1987.
San Antonio de Padua, Doctor Evangélico, Sermones dominicales y festivos, texto bilingüe latín-español, ed. coord. por Victorino Terradillos Ortega, trad. Teodoro H. Martin-Lunas, introd. Rafael Sanz Valdivieso (Publicaciones del Instituto Teológico Franciscano. Série Mayor, 20), Ed. Espigas, Murcia 1995 (CXVI+2433 pp.).
Edição online (latim e italiano)
‘Sermoni di sant’Antonio’, Sant’Antonio di Padova, (Centro Studi Antoniani), https://www.santantonio.org/it/content/sermoni-di-santantonio
Traduções
Santo António de Lisboa, Obras completas. Introd., trad. e notas por Henrique Pinto Rema O.F.M., 3 vol., Sociedade de Língua Portuguesa — Editorial Restauração, Lisboa 1970. [Tradução baseada na edição Locatelli]
Sant’Antonio di Padova, I Sermoni, trad. Giordano Tollardo, Ed. Messaggero, Padova, 1994 (1260 pp.), 2ª ed.: 1996 (1294 pp.).
San Antonio de Padua, Doctor Evangélico, Los Sermones, 2 vol., trad. del texto crítico Contardo Miglioranza, El Mensagero de San Antonio — Misiones Franciscanas Conventuales, Buenos Aires 1996 (X+1091+X pp.).
Santo António de Lisboa, Biografias — Sermões, 3 vol., (Fontes franciscanas, 3) Ed. Franciscana, Braga 1998 [vol. I: 206+CX+420 pp.; II: 94+640 pp.; III: 140+610 pp.] . Nestes volumes reunem-se em tradução portuguesa a totalidade do sermonário antoniano e das fontes hagiográficas. Os Sermões estão repartidos pelos três volumes, tal como os textos hagiográficos, possuindo cada um destes grupos de textos uma numeração própria (ambas com números árabes, pelo que não é possível distingui-las). Todas as Vitae têm introdução por H.P. Rema. Enumera-se de seguida o conteúdo de cada um dos volumes.
A tradução anotada dos Sermões é a de H. P. Rema publicada em 1987 (Porto, Ed. Lello e Irmão), edição de onde são retirados também os índices com que o volume termina: índice das fontes antonianas e índice analítico. [cf. a minha notícia para MEL XXII]
a1) A colectânea do códice do Tesouro
Frasson, Leonardo (†) — Gaffuri, Laura — Passarin, Cecilia: «In nome di Antonio: la “Miscellanea” del Codice del Tesoro (XIII in.) della Biblioteca Antoniana di Padova. Edizione critica», in Il Santo 35 (1995) pp. 533-755. Embora pareça ter origem no círculo antoniano de Pádua, a autoria desta colecção de sermões e esquemas de sermões permanece incógnita.
b) Vidas e textos hagiográficos
Vita Prima di S. Antonio o «Assidua» (c. 1232), Introd., testo critico, versione italiana e note Vergilio Gamboso (Centro Studi Antoniani. Fonti agiografiche antoniane, 1), Ed. Messaggero, Padova 1981 [557 pp.].
Officio ritmico e Vita secunda, introd., testo critico, versione italiana e note a cura di Vergilio Gamboso, (Centro Studi Antoniani. Fonti agiografiche antoniane, 2) Ed. Messaggero,Padova 1985
Vita del «Dialogus» e «Benignitas», Introd., testo critico, versione italiana e note Vergilio Gamboso (Centro Studi Antoniani. Fonti agiografiche antoniane, 3) Ed. Messaggero, Padova 1986 [638 pp.].
Vite «Raymundina» e «Rigaldina», Introd., testo critico, versione italiana e note Vergilio Gamboso (Centro Studi Antoniani. Fonti agiografiche antoniane, 4) Ed. Messaggero, Padova 1992 [710 pp.].
«Liber miraculorun» e altri testi medievali, Introd., testo critico, versione italiana e note Vergilio Gamboso (Centro Studi Antoniani. Fonti agiografiche antoniane, 5) Ed. Messaggero, Padova 1997 [710 pp.]
Testimonianze minori su S. Antonio, Introd., testo critico, versione italiana a fronte Vergilio Gamboso (Centro Studi Antoniani. Fonti agiografiche antoniane, 6) Ed. Messaggero, Padova 2001 [741pp.].
Nota: na col. Fonti agiografiche antoniane, do Centro Studi Antoniani de Pádua, estão previstos mais 3 vol., onde se reunirá o restante da tradição medievo-renascentista dos testemunhos, biografias, milagres e panegíricos de António.
Abate, Giuseppe: «Le fonti biografiche antoniane», Il Santo 8 (1968) pp. 127-226 [Vita Prima]; 9 (1969) pp. 149-189 [Ufficio ritmico e Vita da Giuliano da Spira], pp. 305-324 [Vita del “Dialogus”]; 10 (1970) pp. 3-77 [Raymundina e Rigaldina], pp. 223-272 [frag. da Benignitas e Vita S. Antonii editada por Surio].
Gamboso, Vergilio: «La “Sancti Antonii confessoris de Padua Vita” di Sicco Ricci Polentone», Il Santo 11 (1971) 199-283.
Traduções de textos hagiográficos:
Ver: Santo António de Lisboa, Biografias — Sermões, 3 vol., (Fontes franciscanas, 3) Ed. Franciscana, Braga 1998.
c) Biografias
Ameal, João, Vida de Santo António. Ed. Grifo, Lisboa 1995.
Hardick, Lothar, Antonio, il Santo di Padova - vita, leggenda, pensiero. (Biografie) Città Nuova ed., Roma 1995.
Lopes, Fernando Félix, S. António de Lisboa. Doutor evangélico. Ed. Franciscana, Braga 1984 (4ª ed.).
— Santo António. Tempo, pensamento, acção. Editorial Franciscana, Braga 1995 (2ª ed.).
Strapazzon, Valentin, Petite vie de s. Antoine de Padoue, Desclée de Brower, Paris 1994.
a) Léxicos e edições electrónicas
Varotto, Carlo: «Dizzionario della dottrina di S. Antonio», Il Santo 8 (1968) 21-60, 227-313 e 9 (1969) 191-232, 325-374.
b) Bibliografias
Bertazzo, Luciano: «Cronaca dell’ottavo centenario della nascita di s. Antonio di Padova (1195-1995)», in Il Santo 35 (1995) 849-901?
— L’ottavo centenario della nascita di s. Antonio di Padova (1195-1995. Cronaca e documentazione), Centro studi antoniani, Padova 1996.?
— «Saggio di bibliografia antoniana (1994-1997). VIII centenario della nascita (1195-1995). 50º anniversario del titolo di dottore della Chiesa (1946-1996)», in Il Santo 38 (1998) 99-145.
a) Estudos com colectâneas de textos
Caeiro, Francisco da Gama: Santo António de Lisboa, Introd. e selecção de textos (Pensamento português 1) Ed. Verbo, Lisboa 1990.
Pacheco, Maria Cândida da C. R M., Santo António de Lisboa, a águia e a treva. (Letras Portuguesas) IN-CM, Lisboa 1986.
b) Obras colectivas
S. Antonio dottore della Chiesa (Atti della setimana antoniana, Roma-Padova 1946). Tipografia Poliglotta Vaticana, Città del Vaticano 1947.
Le fonti e la teologia dei sermoni antoniani. Atti del Congresso internazionale di studio sui “sermones” di S. Antonio di Padova (Padova, 5-10 ottobre 1981). Antonino Poppi (cura). Edizioni Messaggero, Padova 1982. Também publicado em Il santo, vol. 22 (1982). Inclui 45 estudos. Imprescindível.
Ano jubilar antoniano. in: Itinerarium, vol. 27, nº 110-111 (1981). Inclui 9 estudos, 4 dos quais são as participações portuguesas ao Congresso de Pádua em 1981.
Colóquio Antoniano. Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa 1982 (inclui 13 estudos).
Congresso internacional Pensamento e Testemunho. 8º Centenário do Nascimento do Nascimento de Santo António de Lisboa, 2 vol., Universidade Católica Portuguesa—Família Franciscana Portuguesa, Braga 1996.
c) Estudos recentes
Não se especificam aqui todos os estudos publicados nas obras colectivas antes referidas.
Almeida, António Pinho de, OFM, (org.): Santo António de Lisboa, o homem do Evangelho, Ed. Franciscana, Braga 1995.
Bougerol, Jacques-Guy: «La stuttura del 'sermo' antoniano», in A. Poppi, Le fonti e la teologia…, op. cit., pp. 93-105.
Caeiro, Francisco da Gama: Santo António de Lisboa, vol. I Introdução ao estudo da obra antoniana. vol. II: A espiritualidade antoniana, ed. do A., Lisboa 1967 e 1969. Reed. dos 2 vol. pela IN-CM, Lisboa 1995 (no vol. 2 desta reedição incluem-se os mais importantes estudos antonianos do A.).
Carvalho, Mário A. Santiago de: «Carne e encarnação no 'Sermo Dominica XIII Post Pentecosten' de Santo António de Lisboa», in Revista da Faculdade de Letras - Filosofia, 2ª série, nº 3 (1986), Separata.?
— «Em torno da situação de Santo António no pensamento filosófico-teológico», in Itinerarium, 41 (1995) 161-194.
Castro, José Acácio A. de: Serpens aeneus. Para um estudo da simbólica da natureza em santo António de Lisboa (dissertação de Mestrado em Filosofia Medieval) ed. dactiloescrita, Faculdade de Letras da U.P., Porto 1989.
Couraceiro, Manuel de Jesus: Sensus et ratio. Para um estudo do pensamento gnoseológico de s. António de Lisboa (dissertação de Mestrado em Filosofia Medieval) ed. dactiloescrita, Faculdade de Letras da U.P., Porto 1994.
Costa, João Mário Soalheiro: «Cristocentrismo no pensamento antoniano. Perspectivas e fontes», Congresso internacional Pensamento e Testemunho, op. cit., Braga 1996, vol. I, pp. 349-375
Elders, L.: «La théologie morale des “Sermones dominicales et festivi” de saint Antoine»», in A. Poppi (cura) Le fonti e la teologia dei sermoni antoniani, op. cit., Padova 1982, pp.607-624.
Fernandes, Maria João Castelo-Branco: De pulchro. Para um estudo do problema estético na obra de Santo António de Lisboa(dissertação de Mestrado em Filosofia Medieval) ed. dactiloescrita, Faculdade de Letras da U.P., Porto 1993.
Franceschini, Ezio: «L’aspetto letterario dei Sermones di Antonio di Padova», in Il Santo, 3 (1963) pp. 1..-1..
Frias, Agostinho F.: De signis pulsandis - Leitura hermenêutica de s. António de Lisboa e frei Paio de Coimbra, 2 vol. (dissertação de Mestrado em Filosofia Medieval) ed. dactiloescrita, Faculdade de Letras da U.P., Porto 1994.?
— Lettura ermeneutica dei “Sermones” di Sant’Antonio di Padova. Introduzione alle radici culturali del pensiero antoniano, trad. de J. Serra; Centro studi antoniani, Padova 1995. Também publicado em Il Santo 35 (1995) pp. 275-458.
Gamboso, Vergilio: Antonio di Padova, vita e pensiero. Ed. Messaggero, Padova 1995.
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Pacheco, Maria Isabel Monteiro: Entre Deus e o Mundo. Para um estudo da situação humana em Santo António de Lisboa, (dissertação de Mestrado em Filosofia Medieval) ed. dactiloescrita, Faculdade de Letras da U.P., Porto 1989.
Polionato, Livio: Le preghiere dei Sermones di S. Antonio di Padova: contenuti teologici e spirituali,(Dissertationes ad lauream, 74) Seraphicum, Pontificia Facultas Theologica S. Bonaventurae, Roma 1989.
Rigobello, Armando: «La visione antropologica dei 'sermones' di S. Antonio di Padova», in A. Poppi, Le fonti e la teologia dei sermones antoniani, op. cit., Padova 1982, pp. …-…
Rigon, Antonio: «Sant’Antonio e la cultura universitaria nell’ordine francescano delle origine», in Francescanesimo e cultura universitaria. Atti del XVI convegno internazionale, Assisi, 13-14-15 ottobre 1988, Università degli studi di Perugia - Centro di Studi Francescani, Società Internazionale di Studi Francescani, Assisi 1990, pp. 69-92.
Smalley, Beril: «L’uso della Scrittura nei 'Sermones di sant’Antonio», in: Il Santo 21 (1981) pp. …
Spilsbury, Paul, Saint Anthony of Padua: His Life and Writings, Padua, Edizioni Messaggero, 2013.
Stocchi, Manlio P.: «Aspetti letterari nei “Sermones” anoniani», in A. Poppi et al. Le fonti e la teologia dei sermones antoniani, op. cit., Padova 1982, pp. 55-70.
d) Culto antoniano e iconografia
Antonio ritrovato, Il culto del Santo tra collezionismo religioso e privato, Ed. Il Poligrafo, Padova 1995.
Cremesini, Roberto: «La ricostruzione scientifica del volto e delle spalle di sant’Antonio di Padova. Relazione tecnica», in Il Santo, 35 (1995) 841-847+ 2 ill.
O Santo do Menino Jesus. Santo António: Arte e História. Museu de Arte Popular, Lisboa 1995.
O Santo do Menino Jesus. Santo António: Devoção e festa. Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa 1995.
Zovatto, Pietro: «La devozione a sant’antonio di Padova», in Santità e agiografia. Atti dell’VIII Congresso di Terni, cur. Gian Domenico Gordini. Ed. Marietti, Genoa 1991, pp. 163-174.
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