Deus
(em atualização)
Deus é um dos temas centrais da filosofia medieval. Contudo, é um erro reduzir a filosofia medieval a uma filosofia da religião. As discussões sobre Deus atingem um nível de sofisticação e sistematicidade únicos. Em muitos autores a discussão é estritamente metafísica ou epistemológica, mesmo lógica.
Aqui assinalam-se apenas alguns dos temas e problemas centrais da discussão de Deus em que o contributo dos autores medievais foi mais marcante:
Argumentos da existência de Deus
Omnipotênica e liberdade
Perfeições puras
Argumentos da existência de Deus
- Pegis, Antón, «Four Medieval Ways to God: St. Anselm of Canterbury, St Bonaventure, St. Thomas Aquinas, Henry of Ghent», The Monist, 54 (1970) 317-358.
Anselmo
Boaventura
- Beuchot, Maurício, «Significado y carácter general de las pruebas de Dios en el pensaimento
bonaventuriano», Revista de Filosofia [México], 20 (1987) 304-317. - Gray, Christopher, «Bonaventure’s proof of Trinity», The American Catholic Philosophical Quarterly [Washington], 67 (1993) 201-217
- Oeing-Hanhoff, Ludger, «Note sur l’argument ontologique chez Descartes et Bonaventure», Archives de Philosophie, 36 (1973) 643-655.
- Seifert, Josef, «Si deus est deus, deus est: Reflections on St. Bonaventure’s interpretation of St. Anselm’s ontological argument», Proceedings of the PMR Conference [Villanova], 8 (1983) 119-129.
- Xavier, Maria Leonor, «Anselme et Bonaventure au sujet de l'argument du Proslogion», in José Meirinhos (éd.), Itinéraires de la Raison. Études de philosophie médiévale offertes à Maria Cândida Pacheco, Fédération Internationale des Instituts d’Études Médiévales, Louvain-la-Neuve 2005, pp. 127-145.
Tomás de Aquino
João Duns Escoto
- Xavier, Maria Leonor, «João Duns Escoto e o argumento anselmiano», em Ead., O Teísmo Medieval, Zéfiro - CFUL, Lisboa 2008.
Omnipotênica e liberdade
Perfeições puras