Philosophy of Education
PE
Former Thematic Line
-
Escola, Joaquim (2006) Esperança, Adalberto Dias de Carvalho, Dicionário Temático de Filosofia da Educação, 147-152, Porto, Porto Editora, ISBN 978-972-0-05279-7.
-
Lopes, Blandina (2004) A problemática do sujeito esgotar-se-á na metafisica da subjetividade?, Adalberto Dias de Carvalho (org.), Problemáticas Filosóficas da Educação, Porto, Afrontamento, ISBN 972-36-0745-X.
-
Medeiros, Emanuel Oliveira (2011) L’expérience comme chemin d’un sens problématologique, Revista Itinerários de Filosofia da Educação, 10, 15-32, Porto, Afrontamento
-
Pelbart, Peter Pál (2009), Archives de l'infamie, 155, Paris, Les Prairies ordinaires, ISBN 978-2-35096-042-5.
-
Théodoropoulou, Hélèna (2008) Les miettes de relativisme : de la philosophie dans l’éducation, Anne-Marie Drouin-Hans (org.), Relativisme et Education, 67-79, Paris, L’Harmattan, ISBN 978-2-296-06498-0.
-
Baptista, Isabel (2010) Contemporaneidade Educativa e Interpelação Filosófica, Americo Peres, Ricardo Vieira (Coords.), Educação, Justiça e Solidariedade na Construção da Paz, 32-42, Chaves-Leiria, APAP e CIID, ISBN 978-972-99943-3-3.
-
Carvalho, Adalberto Dias de (2010) Da violência como anátema à educação como projecto antropológico: algumas questões e perplexidades, Violência, Indisciplina e Educação, 19-25, Brasil, Editora da Universidade Estadual de Londrina, ISBN 978-85-7216-561-7.
-
Fernandes, José Pedro (2009) Dúvida, Adalberto Dias de Carvalho (coord.), Dicionário de Filosofia da Educação, Porto, Porto Editora, ISBN 978-972-0-05279-7.
-
Lorieri, Marcos António (2008) Busca da superação da fragmentação dos saberes nas práticas educativas: Contribuições do pensamento complexo de Edgar Morin, Cleide Almeida, Izabel Petraglia (orgs.), Estudos de complexidade 2, 47-62, São Paulo, Xamã, ISBN 978-85-7587-110-2.
-
Patrício, Manuel Ferreira (2009) António Sérgio visto e interpretado por Eduardo Abranches de Soveral, Celeste Natário, António Teixeira e Renato Epifânio (coords.), Eduardo Abranches de Soveral – O Pensador, o Filósofo, o Humanista, 229-242, Sintra, Zéfiro, ISBN 978-972-8958-98-5.
-
Peres, Américo Nunes (2009), María Belén Caballo Villar (org.), Eixo Atlântico: un territorio educador, unha comunidade educativa, 240, Vigo, Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, ISBN 978-84-613-3264-9.
-
Alves, Fernando Brandão (2009) A Rua e a Bola de Cristal, Ramón Queraltó (ed.), Argumentos de Rázon Técnica, 2, 69-78, Sevilla, Universidad de Sevilha, ISSN 1139-3327.
-
Bastos, Fernando Evangelista (2006) A educabilidade como limiar da endoutrinação e da reprodução, Itinerários de Filosofia da Educação, 3, 161-178, Porto, Afrontamento, ISSN 1646-1959.
-
Carvalho, Adalberto Dias de (2012), Antropologia da exclusão ou o exílio da condição humana, 160, Porto, Porto Editora, ISBN 978-0-34861-6.
-
Gonçalves, José Luís (2010) Timor-Leste: os desafios da língua e da educação, Adalberto Dias de Carvalho (org.), Contemporaneidade educativa e interpelação filosófica, 123-132, Porto, Afrontamento, ISBN 9789723610987.
-
Lorieri, Marcos António (2009) Aprender, apreender e apropriar, Elaine Dal Mas Dias e Marcos António Lorieri (org.), Teorias e políticas em educação, 83-96, São Paulo, Xamã Book Chapters, ISBN 8575871277.
-
Patrício, Manuel Ferreira (2011) Apresentação e Proposta de um Paradigma Cultural de Escola, Boletim Cultural da Associação Nova Cultura de Montargil, 13, 9-13
-
Rego, Eduardo (2008) Ontologia do continuum intuicionista e duplicidade platonista, Sofia Miguens e Carlos Mauro (orgs.), Conferências MLAG, Porto, FLUP