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© 2024 José Meirinhos
Página actualizada a 21-02-2015
Página impressa a 28-03-2024

Estudos apresentados

Estudos apresentados pelos membros da equipa

 

 

1. Comunicações apresentadas em encontros internacionais

  1. A. Lima, “A melancolia nas Centúrias de Curas Medicinais de Amato Lusitano”, Seminario “Scholastica Salmaticensis: De passionibus et virtutibus”, Universidade de Salamanca, 15 de 17 Dezembro 2011 (comunicação enviada).
  2. J. Rebalde, “A omnipotência divina, o pecado e a liberdade humana na Concordia de Luis de Molina”, I Encontro Interamericano de Filosofia Medieval, Porto Alegre, 2 a 4 de outubro.
  3. J. Rebalde, “Graça, liberdade e salvação na Concordia de Luis de Molina”, no II Seminário Scholastica Salmanticensis, Salamanca – 25 de Abril de 2013.
  4. J. Rebalde, “Luis de Molina frente a Boécio e Tomás: os segredos da providência divina e da liberdade humana”, no 5º Congresso Europeu de Estudos Medievais da Fédération Internationale de Instituts d´Etudes Médiévales (FIDEM), Porto – 29 de Junho de 2013.
  5. J. Rebalde, “Molina e Báñez: uma controvérsia filosófica sobre a liberdade da vontade. Portugal”, XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia, Salvador, 8 a 11 outubro 2013.
  6. J. Rebalde, “O argumento da eternidade e o problema da presciência divina no pensamento de Luis de Molina”, Congresso “De natura, VI Congreso Internacional de la Sociedad de Filosofía Medieval (SOFIME)”, Salamanca, 3-5 de Dezembro de 2012.
  7. J.F. Meirinhos, “A controvérsia sobre a unidade da percepção e as faculdades internas da alma  (séc. XVI-XVII)”, Sessão: Medieval schools of philosophical thought no “XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia” Salvador, Bahía, 8 a 11 de outubro de 2013
  8. J.F. Meirinhos, “A relação alma/corpo e o conhecimento dos objetos naturais em Pedro Hispano”, PUCRS, Porto Alegre, 31 de Maio de 2012.
  9. J.F. Meirinhos, “Averroes and Averroisms in Portuguese Medieval and Scholastic Authors”, Seminario international “Cultural Transfer in Late Antiquity and Middle Ages, (Near Eastern Seminar for Research)”, Facultad de Filosofía y Letras – Universidad de Cordoba, 29th-30th, November 2012.
  10. J.F. Meirinhos, “Domingo de Soto y la negación del derecho de someter a los infieles por causa de su idolatria”, VII Jornadas de Pensamiento Medieval – Coloquio FIDEM 2011: Tolerancia. Teoría y práctica en la Edad Media, Mendoza (Argentina) 15-18 de Junho 2011.
  11. J.F. Meirinhos, “Método e objeto das ciências da natureza em Gomes de Lisboa (c. 1485-1492)”, Congresso “De natura, VI Congreso Internacional de la Sociedad de Filosofía Medieval (SOFIME)”, Salamanca, 3-5 de Dezembro de 2012.
  12. J.F. Meirinhos, “O problema da unidade das Ciências e o Caminho para a Sabedoria, da Antiguidade ao Final da Idade Média”, Comunicação de encerramento de V Ciclo de Conferências Internacionais, XVIII Jornada de Estudos do Oriente Antigo e II Jornada de Estudos Medievais: Porto Alegre, PUCRS, 1 de Junho 2012.
  13. J.F. Meirinhos, “O universal lógico nos sumulistas”, “Os universais: problemas e discussões”, Seminário internacional de investigação, FLUP, 3o de março de 2012. URL: https://ifilosofia.up.pt/gfm/?p=activities&a=ver&id=363.
  14. L. Lanza, “La felicità nei commenti cinquecentini di Salamanca alla ‘Summa Theologiae’: le qq. 1-5 della Ia-IIae”, “Pleasure of Knowledge. International Congress of Medieval Philosophy (SIEPM, Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale)”, Freising 20-25 August 2012 http://www.siepm2012.klassphil.uni-muenchen.de/sites/default/files/programme_final_Druck.pdf.
  15. L. Lanza, “The Relationship between Conscience and Law in Some Late Scholastic Commentators on Aquinas’s “Summa Theologiae”, “Das Gesetz / The Law / La loi”, 38. Kölner Mediaevistentagung, 10.-14. September 2012 http://kmt.phil-fak.uni-koeln.de/uploads/tx_weccontentelements/filedownload/programm_KMT_2012.pdf
  16. M. C. Camps, “The Pleasures of Seeing According to Manuel de Góis’ Commentary on ‘De Anima’”, International Congress of SIEPM, Freising, August 2012.
  17. M. Lázaro Pulido, “Aproximación al escotismo en la península ibérica: Fr. Mateo de Sosa, OFM (s. XVII)”, “IV Colóquio Internacional de Filosofia Medieval da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Scholastica colonialis – Recepção e Desenvolvimento da Escolástica Barroca na América Latina, Séculos 16-18”, Organizado por la Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul y Universidade do Vale do Sinos / São Leopoldo, Porto Alegre – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 12-14 Novembro de 2012.
  18. M. Lázaro Pulido, “Concepciones de la Ley Natural medievales en Occidente y Oriente: de la escolástica ibérica de los jesuitas al pensamiento del feudalismo japonés”, VII Jornadas Internacionales De Iustitia et Iure: “Concepciones de la Ley Natural medievales, de la escolástica española e hispanoamericana”, Facultad de derecho de la Universidad Católica Argentina e Departamento de Filosofía de la Universidad de Navarra, Buenos Aires, 4-6 Junho de 2012.
  19. M. Lázaro Pulido, “Corolarios en la noción suareciana de ley de la contingencia humana desde el optimismo antropológico franciscano”, IV Simposio de la línea especial de pensamiento clásico español: “Las bases antropológicas de la ley en Suárez”. Facultad de Filosofía de la Universidad de Navarra. Pamplona, 6 de mayo de 2011
  20. M. Lázaro Pulido, “Justicia y liberalidad en los albores de la Segunda Escolástica Peninsular: entre la Edad Media y el Siglo de Oro”, VI Jornadas Internacionales De Iustitia et Iure bajo el tema Justicia y liberalidad. Antecedentes medievales y proyecciones en el Siglo de Oro, organizadas pela Cátedra Internacional Ley Natural y Persona Humana de la Pontificia Universidad Católica Argentina, conjuntamente la Línea de Pensamiento Clásico Español del Departamento de Filosofía de la Universidad de Navarra, 08 de junio de 2011.
  21. M. Lázaro Pulido, “La influencia de san Buenaventura en la causalidad ejemplar (Disputatio XXV, Disp. Met.)”, XLIX Reuniones Filosóficas “La causalidad en la filosofía moderna pre-kantiana”. Painel especial: “La causalidad en el pensamiento de Francisco Suárez”, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Navarra. Pamplona, 18-20 Abril de 2012.
  22. M. Lázaro Pulido, “La naturaleza pura. Las raíces medievales del teologúmeno en el escotista Mateo de Sousa (s. XVII)”, VI Congreso Internacional Iberoamericano de Filosofía Medieval (SOFIME): “De natura”, Organizado por SOFIME, Universidad de Salamanca – Universidad Pontificia de Salamanca Salamanca (España), 3-5 Dezembro de 2012.
  23. M. Lázaro Pulido, “La transmisión del pensamiento de Alfonso de Castro”, I Seminario Internacional sobre Edición y Traducción de Fuentes Manuscritas: “Entre la Primera y Segunda ‘Escuela de Salamanca’ (siglos XV y XVI)”, Instituto de Historia y Ciencias Eclesiásticas “Fray Luis de León”, Universidad Pontificia de Salamanca. Salamanca, 23-24 Fevereiro de 2012.
  24. M. Lázaro Pulido, “Proyecto bibliográfico para Alfonso de Castro”, Seminário para los investigadores da Línea Especial “Pensamiento Clásico Español. Proyecto: El pensamiento clásico español (ss. XV-XVII): su inspiración medieval y su proyección en la filosofía contemporánea”, Departamento de Filosofía. Universidad de Navarra. 20 Abril de 2012
  25. M. Toste, “‘Auctoritates Aristotelis’ and Philosophia practica: The Commentaries of the Faculty of Arts”, Colloque international “Les ‘Auctoritates Aristotelis’, leur utilisation et leur influence chez les auteurs médiévaux: État de la question 40 ans après la publication”, Porto, Faculdade de Letras, 12-13 de Outubro de 2012. 
  26. M. Toste, “A Comparison between the Catholic and the Protestant Ethics Commentaries on Happiness”, “Pleasures of the Knowledge”. XIII Congresso Internacional da S.I.E.P.M. (Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale), Freising, Alemanha, 20-25 Agosto 2012.
  27. M. Toste, “Auctoritates Aristotelis” and “Philosophia Practica: The Commentaries of the Faculty of Arts, em Les “Auctoritates Aristotelis”, leur utilisation et leur influence chez les auteurs médiévaux. État de la question 40 ans après la publication, na Faculdade de Letras do Porto, em 12-13 de Outubro de 2012.
  28. M. Toste, “The Idea of Positive Law in Sixteenth-Century Salamanca”, Center for Medieval and Renaissance Studies, University of Saint Louis, MO, 28 de Setembro de 2011.
  29. M. Toste, “The Naturalness of Human Association in Medieval Political Thought Revisited”, Colóquio “Nature, norme et morale. Ordre de la nature et loi(s) naturelle(s) à la fin du Moyen Âge”. Colloque Micrologus, Paris, Université Paris VIII Diderot, 30 de Maio a 1 de Junho de 2011.
  30. M. Toste, Between Self-Preservation and Self-Sacrifice: The Debate in Second Scholasticism, em Summistae: The Commentary Tradition on Thomas Aquinas’s “Summa Theologiae” (16th–18th Century). International Conference, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 17-19 de Outubro de 2013.
  31. P. Calvário, “A polémica anti-bizantina na Escolástica Ibérica: as posições de Gabriel Vázquez e Francisco Suaréz” (XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia, Salvador, 7-11 outubro 2013.
  32. P. Calvário, “Visão per essentiam como limitação da omnipotência divina: a crítica de Gabriel Vázquez a João Crisóstomo, I Encontro Interamericano de Filosofia Medieval, Porto Alegre, 2 a 4 de outubro.
  33. P. Oliveira e Silva, “Francisco Suarez ‘De Passionibus’ (1595). Antecedentes filosóficos antiguos y medievales”, Seminario “Scholastica Salmanticensis: De passionibus et Virtutibus”. Universidad de Salamanca, 15-17 Dezembro 2011.
  34. P. Oliveira e Silva, “Is there a Place for Pleasure in the Suarezian Theory of Knowledge? The Notion of ‘delectatio spiritualis’ and its Relation with the Suarezian Conception of Human Nature”, “Pleasure of Knowledge. International Congress of Medieval Philosophy (SIEPM, Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale)”, Freising 20-25 August 2012.
  35. P. Oliveira e Silva, “La naturaleza del acto de elección en F. Suárez (De fine hominis II, Disp. 8)”, Symposium Libertad em la Baja Edad Media y Modernidad (Proyecto “Naturaleza y voluntad. La génesis de la contraposición entre causalidad natural y causalidad libre: De Escoto a Suárez”, Ref.: FFI2010-15875), Pamplona 11 y 12 de diciembre de 2012.
  36. P. Oliveira e Silva, “Neoplatonism in Francisco de Holanda’s Theory of the Origin of Ideas in the Mind.” 2012 ISNS Cagliari Conference, Sardinia, June 20-23.
  37. P. Oliveira e Silva, “Sobre la noción de ‘naturaleza’ a partir de las ‘Disputationes Metaphysicae’ de F. Suarez”, VI Congreso Internacional Iberoamericano de la Sociedad de Filosofia Medieval (SOFIME), Salamanca, 3-5 de diciembre, 2012.
  38. P. Oliveira e Silva, “The concept of ius gentium – a comparative study between Aquinas’ definition in Summa Theologiae II-IIae q. 57 and Some Commentaries on it produced in Salamanca and Coimbra”, International Conference Summistae. The Commentary tradition on Thomas Aquinas’ Summa Theologiae - 16th to 18th Century. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 17-19 October 2013.
  39. P. Oliveira e Silva, “The influence of the School of Salamanca’s doctrine of ius gentium on the formation of a new ethic and politic paradigm», Colloquium The concept of law between metaphysics, theology and political philosophy: Rethinking normativity in the School of Salamanca, Otto-Friedrich-Bamberg Universität, Bamberg 10-13 de setembro 2013.
  40. P. Oliveira e Silva, “The Place of ‘ius gentium’ in some 16th Century Iberian Commentaries on Aquinas’ ‘Summa Theologiae’. Thomistic Ambiguity or Paradigm Shift?” “Das Gesetz / The Law / La loi”, 38. Kölner Mediaevistentagung, 10.-14. September 2012.
  41. P. Oliveira e Silva, “Tradição e modernidade: a doutrina de Suárez sobre a Natureza das Paixões”, International Meeting “Scholastica Colonialis”, PUC-RS, Porto-Alegre, 12-14th November 2012.

 

2. Comunicações apresentadas em encontros nacionais

  1. A. Lima, “Dois projetos de bases de dados online: ARCA – Textos e Autores Medievais Portugueses e Autores Sefarditas Portugueses/Sephardic Portuguese Authors”, no Vº Congresso Europeu de Estudos Medievais “Segredo e Descoberta na Idade Média” da FIDEM, FLUP, Porto 25 a 29 de junho de 2013.
  2. M.C. Camps, “A tipologia das cores no Curso Jesuíta Conimbricense e em Francisco Suárez”, Colóquio internacional “Metafísica, epistemologia e psicologia no ‘De anima’ dos Conimbricenses (1598)”, organizado por el Gabinete de Filosofia Medieval (IF – UP). Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Faculdade de Letras de la Universidade do Porto (FLUP), 20-21 de Outubro de 2011.
  3. M.C. Camps, “Aristóteles na modernidade” subordinada ao tema:A cor e a Luz – O Legado de Aristóteles do séc. XVI à Modernidade (Dos jesuítas Conimbricenses a Goethe)”, nos Terceiros encontros de filosofia antiga, “Aristóteles antes, agora e depois”, organizado pela Associação de Professores de Filosofia, Museu Monográfico de Conímbriga, 29 de Outubro de 2011.
  4. M. Lázaro Pulido, “Variaciones sobre el alma en el siglo XVI: los Conimbricenses versus el misticismo del franciscano Juan de los Ángeles (1536-1609)”, Colóquio internacional “Metafísica, epistemologia e psicologia no ‘De anima’ dos Conimbricenses (1598)”, organizado por el Gabinete de Filosofia Medieval (IF – UP). Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Faculdade de Letras de la Universidade do Porto (FLUP), 20-21 de Outubro 2011.
  5. M. Lázaro Pulido, “Secreto y descubrimiento en el pensamiento franciscano ibérico”, en “Segredo e Descoberta na Idade Média – Secrets and Discovery in the Middle Ages” 5th European Congress of Medieval Studies, FIDEM (Fédération Internationale des Instituts d’Études Médiévales), Faculdade de Letras de la Universidade do Porto, Porto, 25-29 de junho de 2013.
  6. M. Lázaro Pulido, “La causalidad ejemplar en algunos profesores de Salamanca del siglo XVII: la recepción de Suárez”, International Conference: “Summistae. The Commentary Tradition on Thomas Aquinas’s Summa Theologiae (15th to 18th Century)”, organizado pelo projeto e Gabinete de Filosofia Medieval, Instituto de Filosofia; Universidade do Porto. Porto, 17-19 Octubre 2013.
  7. M. Lázaro Pulido, “Gonzalo Hispano y la crisis de la filosofía en el siglo XIV”, en el Seminario Internacional: “Gonzalo Hispano y la crisis de la filosofía en el siglo XIV”. Organizado por el Departamento de Historia de la Filosofía de la Facultad de Filosofía de la de la Universidad Complutense de Madrid. 30 de abril de 2013.
  8. M. Lázaro Pulido, “Redenção e escatologia na Apocalipsis Nova do Beato Amadeu da Silva”, no 2º Seminario Redenção e escatologia no Pensamento Português”, Organizado por Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa – Instituto de Filosofia, U. Porto – Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Porto, 24 de outubro de 2013.
  9. J.F. Meirinhos, “Aristoteles Latinus: choque, revolução, resistências e bloqueios na história da Filosofia”, III Encontros de Filosofia Antiga “Aristóteles, ontem, hoje e amanhã”, coord. de A.P. Mesquita, org. da Associação de Professores de Filosofia, Conímbriga, 29 de Outubro de 2011
  10. J.F. Meirinhos, “Sentido comum e imaginação: significado e consequências de um regresso a Aristóteles sobre as faculdades internas da alma (Comentário Conimbricense sobre o ‘De anima’, III, cap. 3)”, Colóquio internacional “Metafísica, epistemologia e psicologia no ‘De anima’ dos Conimbricenses (1598)”, organizado por el Gabinete de Filosofia Medieval (IF – UP). Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Porto, Faculdade de Letras de la Universidade do Porto (FLUP), 20-21 de Outubro 2011.
  11. J.F. Meirinhos, “Humanismo e Escolástica: a filosofia no reino de Portugal nos séculos XVI a XVIII”, comunicação no X Encontro Internacional dos Estudos Medievais da ABREM – Universidade de Brasília, 1 a 5 de julho de 2013.
  12. J.F. Meirinhos, “Los argumentos de Álvaro Pelayo contra  el haeresiarca novellus Marsilio de Pádua”, em International Congress Inquisitor and Man of Letters:  Guiu Terrena, Adviser to Pope John XXII, org. Institut d’Estiudis Medievals – Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, 6 e 7 de junho de 2013.
  13. J.F. Meirinhos, “As propriedades do ente e a unidade da ciência em Gomes de Lisboa (c. 1492) / The Properties of Being and the Unity of Science in Gomes of Lisbon (c. 1492)”, Colóquio internacional Unum Verum Bonum, Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa, 3-6 abril 2013.
  14. J.F. Meirinhos, “Os animais de Aristóteles nos Sermões antonianos”, na Jornada internacional de estudos antonianos Stº António de Lisboa Novas investigações Vida, Obra, Pensamento, Culto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 25 de Março de 2013.
  15. J.F. Meirinhos, “Sensación y conocimiento: Pedro Hispano y las teorías del alma a mediados del siglo XIII”, Máster Universitario en Estudios Avanzados en Filosofía, Universidad de Salamanca, 20 de março de 2013.
  16. J.F. Meirinhos, “O Tesouro dos pobres de Pedro Hispano, entre o século XIII e a edição de Scribonius em 1576”, Colóquio internacional Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII),  Biblioteca Pública Municipal do Porto, 7 e 8 de março de 2013.
  17. J.F. Meirinhos, “A alma como harmonia nas obras de psicologia atribuídas a Pedro Hispano”, Colóquio Harmonia na Idade Média: História da Ciência, Arte, Cultura e Sociedade, og. Do Instituto de Estudos Medievais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-Universidade Nova de Lisboa, 18 de janeiro de 2013.
  18. J.F. Meirinhos, “Sentido comum e imaginação: significado e consequências de um regresso a Aristóteles sobre as faculdades internas da alma (Comentário Conimbricense sobre o De anima, III, cap. 3)”, no Colóquio internacional Metafísica, epistemologia e psicologia no De anima dos Conimbricenses (1598) (Outubro de 2011), org. do GFM/IF, 20 e 21 de Outubro de 2011.
  19. J.F. Meirinhos, “Imagination et sens internes (ST Ia, q. 78, art. 4)”, International Conference “Summistae: The Commentary Tradition on Thomas  Aquinas’s Summa Theologiae – 16th to 18th Century”, Gabinete de Filosofia Medieval, Faculdade de Letras, Porto 17-19 de outubro de 2013.
  20. P. Oliveira e Silva, “A origem das almas intelectuais (Comentário, II, qq. 3-5)”, Colóquio internacional “Metafísica, epistemologia e psicologia no ‘De anima’ dos Conimbricenses (1598)”, organizado por el Gabinete de Filosofia Medieval (IF – UP). Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Porto, Faculdade de Letras de la Universidade do Porto (FLUP), 20-21 de Outubro 2011
  21. P. Oliveira e Silva, “A Metafisica de Aristóteles: comentários árabes e comentários latinos”, 25 de Novembro, das 13h30 às 16h30, Sala do Departamento de Filosofia. Seminário sobre Aristotelismos medievais. FLUP, 13-11-2011 a 26-11-2011.
  22. A. Vitória, “The ‘litis contestatio’ between Theory and Practice: Examples from Thirteenth- and Fourteenth-century Portuguese sources”, 1st Workshop “Juridical Culture in Portugal (12th-14th centuries): Breaking Ground”. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 12 Outubro de 2012.

 

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