28/04/2021 às 18h00
Departamento de Filosofia. Torre B, piso 1.
Ana Tourais, Caracterização material de três códices medievais do fundo do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
Ana Tourais é mestre em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com uma dissertação sobre Códices Alcobacenses e é investigadora do projeto Horizontes cistercienses estando associada ao Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Laboratório Associado para a Química Verde da Rede de Química e Tecnologia (LAQV-Requimte) da FCT-NOVA. Mais informação: CiênciaVitae.
12/05/2021 às 16h30
Departamento de Filosofia. Torre B, piso 1.
Maria Adelaide Miranda e Luís Sousa, Entre o românico e o gótico: a decoração de códices [título provisório]
Maria Adelaide Miranda e Luís Sousa são investigadores do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa
19/05/2021 às 16h30
Departamento de Filosofia. Torre B, piso 1.
Catarina Fernandes Barreira: Uma preciosa e antiga livraria - o scriptorium e a biblioteca de Alcobaça em tempos medievais
Serão abordadas questões como a produção do scriptorium alcobacense, ao longo de vários séculos, a origem dos códices da livraria, bem como os seus usos e circulação. Neste âmbito, a questão das notas, comentários e adições fornecem ao historiador importante informação sobre a cultura do livro, sobre o quotidiano desta comunidade monástica, os seus espaços e ainda sobre a prática litúrgica. Ao longo do seminário será analisado um grupo selecionado de códices e serão debatidas várias perspetivas metodológicas.
Catarina Fernandes Barreira é membro do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e investigadora principal do projeto Horizontes cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção. Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo (PTDC/ART-HIS/29522/2017), e é investigadora principal do projeto Livros, rituais e espaço num Mosteiro Cisterciense feminino. Viver, ler e rezar em Lorvão nos séculos XIII a XVI (PTDC/ART-HIS/0739/2020), ambos financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Mais informação: CiênciaVitae.
24/05/2021 às 15h00
Departamento de Filosofia. Torre B, piso 1.
A Arte e a Ciência na produção de manuscritos iluminados
Maria João Melo, As cores da iluminura e da palavra no scriptorium de Santa Cruz: pigmentos, corantes, aglutinantes e alguns truques e segredos que fomos desvendando
Paula Nabais, Natércia Teixeira e Maria João Melo, Oficina de escrita: Escrever como na idade média
Nesta oficina, a partir de receitas descritas em fontes ibéricas, reproduziremos tintas de escrita medievais à base de galhas, também conhecidas como tintas ferro-gálhicas. Nesta actividade, com materiais sustentáveis e tecnologias amigas do ambiente, reproduziremos ainda um texto medieval com a perfeita caligrafia dos copistas medievais. Usaremos materiais e instrumentos de escrita o mais próximo possível dos utilizados naquele tempo.
Maria João Melo é Professora Catedrática do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigadora principal do Laboratório Associado para a Química Verde da Rede de Química e Tecnologia (LAQV-Requimte) da FCT-NOVA. Mais informação: CiênciaVitae.
Paula Nabais e Natércia Teixeira são investigadoras do Laboratório Associado para a Química Verde da Rede de Química e Tecnologia (LAQV-Requimte) da FCT-NOVA e co-PIs do projecto "Polifenóis em Arte: com química e biologia para uma conservação sustentável da herança cultural", https://sites.fct.unl.pt/polifenois_em_arte/
Sessões já realizadas:
19/04/2021 às 16h30
Departamento de Filosofia. Torre B, piso 1.
Celeste Pedro: As origens da imprensa: inovação técnica e continuidade de modelos na cópia de textos
Celeste Pedro, doutorada em design, é membro do Instituo de Filosofia e investigadora do projeto From Data to Wisdom.
Organização:
Project: From Data to Wisdom. Philosophizing Data Visualizations in the Middle Ages and Early Modernity (13th-17th Century) - FDTW (POCI-01-0145-FEDER-029717)
Thematic Line: Medieval and Early Modern Philosophy Thematic Line (Research Groups: ? Aristotelica Portugalensia. The Reception of Aristotle in Portugal until the 18th Century; Reason, Politics and Society in Medieval and Early Modern Philosophy
José Meirinhos; Joana Matos Gomes.
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502Financiamento: FCT