Username: Senha:  Ok
http://193.137.34.200/proj/fdtw/semana_dos_gmeos_one_event_two_e
© 2021 From Data to Wisdom
Página actualizada a 16-06-2021
Página impressa a 03-08-2021

Semana Dos Gémeos: One Event, Two Experiences


MESA REDONDA

"OS GÉMEOS NAS ARTES E NO PENSAMENTO"


__________

15 JUN 21 | 21:00

Mesa Redonda "Os Gémeos nas Artes e No Pensamento"

Sinopse: Apresentar e discutir pontos de vista da História da Arte e da Filosofia, sobre a gemelaridade não só como questão biológica e genética, mas como tópico ou referencial artístico, literário e filosófico. Do cinema à pintura, da mitologia ao pensamento e à cultura, de que forma têm sido apresentados, representados e até omitidos os gémeos? 

Participantes: Nuno Resende e José Higuera


__________

14 a 18 de junho

Pátio do Museu de História Natural e Ciência da U.Porto

(entrada pela Cordoaria) 

Exposição: Galeria II da Casa Comum (entrada pela Praça Gomes Teixeira)

Entrada Livre

A ideia deste evento partiu da publicação do livro DEVELOPMENTAL AND FETAL ORIGINS OF DIFFERENCES IN MONOZYGOTIC TWINS (Alexandra Matias e Isaac Blickstein, 2020) sobre as diferenças entre gémeos monozigóticos. Há cada vez mais gémeos devido à idade mais avançada em que as mulheres decidem a maternidade e há um recurso cada vez mais frequente à procriação medicamente assistida. Assim a problemática dos gémeos está na ordem do dia, nomeadamente os gémeos monozigóticos cuja prevalência está 6 vezes aumentada mesmo se só existir transferência de um zigoto.

Considerando a evidência incontornável de que gémeos idênticos são, na realidade, não idênticos, senti a necessidade de escrever um livro clínico, abrangente e descontraído, uma espécie de livro de cabeceira com uma lista de diferenças entre gémeos monozigóticos (MZ) e como lidar com eles. O objetivo foi ser o mais inclusivo possível para atingir um público mais amplo: de pais a profissionais, médicos a juízes, psicólogos e educadores, irmãos e gémeos eles próprios.Trata-se de um tema provocatório que assume e justifica que gémeos idênticos nunca são iguais. Neste livro são analisadas as principais causas de discordância entre gémeos monozigóticos que parecem resultar de uma combinação de influências genéticas, epigenéticas e ambientais durante os períodos pré-natal, perinatal e pós-natal. Esta combinação complexa e dinâmica de múltiplos fatores atua em conjunto para moldar o genótipo e redefinir o fenótipo dos dois indivíduos.

Organizar uma semana sobre os gémeos foi uma forma de chamar a atenção sobre o tema e aliar este tópico a várias manifestações culturais, desde uma exposição de fotografias sobre as diferenças entre gémeos idênticos, uma mesa redonda com abordagem multidisciplinar deste tipo de gémeos, passando por conferências que ligam os gémeos à arte, à cultura e ao cinema. 


Programa completo


Para mais informações, visite:

U.Porto Casa Comum

Notícias U.Porto

© 2021 From Data to Wisdom. Página actualizada a 16-06-2021
Desenvolvido por