Username: Senha:  Ok
http://193.137.34.200/proj/papsin/a_cidade_de_hoje_performatividad
© 2024 PAPSin - Fotos: Yuiza M
Rivera, Irandina Afonso e Maria João Couto
Página actualizada a 08-12-2023
Página impressa a 23-05-2024

A cidade de hoje: performatividade, cidadania, "bem comum"


Exposição de fotografia e colóquio

Exposição | 4 a 15 dezembro 2023 |  Átrio Bar Piso 2, FLUP

Colóquio | 11 dezembro 2023 | Sala de Reuniões 1, FLUP


Os assuntos da cidade e do contexto urbano têm vindo a notabilizar-se desde meados do século XX, atraindo o interesse de investigação que consequentemente vem ampliando a literatura produzida sobre a temática. Neste projeto adota-se o prisma da Filosofia e dos Estudos Urbanos para questionar:
como poderá a performatividade da experiência estética, em contexto urbano, contribuir para o desenvolvimento de um lugar mais democratizado?
Apresenta-se uma reflexão sobre o comum, a partir da condição urbana contemporânea, defendendo uma conciliação entre as suas dimensões material (morfologia urbana/espaço edificado) e imaterial (vivência e ação). Procura-se alcançar um posicionamento discursivo e crítico, coletivo e participativo, a partir de uma interferência estética performativa que permita questionar outras possibilidades de cidadania e de políticas urbanas, em concordância com o direito à cidade de Henri Lefebvre. A participação pública afigura, neste estudo, o argumento para incluir os cidadãos nos processos de transformação da cidade e do espaço público, de acordo com a conceptualização de democracia deliberativa de Jürgen Habermas. 
 
Porto a/ponto convoca os cidadãos para uma caminhada na cidade do Porto com o objetivo de analisar o ambiente urbano e recolher um registo fotográfico de uma situação que necessite de atenção e/ou alerta.


Para além da divulgação via cartaz e plataformas online, o postal foi o dispositivo de dileção para o aviso, disseminado por caixas de correio nas diversas freguesias da cidade. 

Mais informações disponíveis aqui.

Programa

Resumos

Organização | Organisation

Research Group Philosophy & Public Space
Gisela Rebelo de Faria
Institute of Philosophy of the University of Porto - FIL/00502
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)


© 2024 PAPSin - Fotos: Yuiza M. Rivera, Irandina Afonso e Maria João Couto. Página actualizada a 08-12-2023
Desenvolvido por