Username: Senha:  Ok

Verdade, Justiça, Liberdade. Perspetivas plurais da Filosofia

Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal

23-27 de janeiro de 2023

O VI Congresso Ibero-americano de Filosofia pretende ser um ponto de encontro da rede de comunidades filosóficas dos países de Ibero-América. Após um já longo período de confinamento e de restrições à mobilidade, as entidades promotoras, a Red Iberoamericana de Filosofía, a Sociedade Portuguesa de Filosofia e o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, decidiram que o Congresso será presencial, beneficiando desse formato para estimular o intercâmbio e a discussão entre os participantes.

A filosofia atravessa, a nível mundial, um período de grande vivacidade. A complexa situação atual coloca à comunidade filosófica desafios em todos os domínios de atividade, do ensino à economia, da política à arte, da ciência à religião, da linguagem à comunicação, da cidadania ao Estado, do local ao global, de oriente a ocidente e de norte a sul. A Filosofia deve responder a esses desafios com uma intervenção crítica, ousada e superadora. Por isso, propomos trazer para o centro da discussão os conceitos mobilizadores da reflexão e da criação que dão título ao congresso: verdade, justiça, liberdade. A partir da pluralidade de perspetivas da Filosofia o Congresso pretende ser também uma oportunidade de diálogo entre diferentes formas de fazer Filosofia.

[Da apresentação, na página do Congresso]

Mais informações aqui

ORGANIZAÇÃO

Instituições promotoras:

Red Iberoamericana de Filosofía
Sociedade Portuguesa de Filosofia
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto

Instituições organizadoras:

Instituto de Filosofia da Universidade do Porto
Centro de Ética, Política e Sociedade da Universidade do Minho
Praxis - Centro de Filosofia, Política e Cultura da Universidade da Beira Interior

Comissão organizadora: José Meirinhos (IF-UP) - Coordenador executivo; Ana Leonor Santos (Praxis-UBI) - Coordenadora; João Cardoso Rosas (CEPS-UM) - Coordenador; António Lopes (SPF-UL); Nuno Venturinha (SPF-UNL); Adriano Correia Silva (ANPOF, RIF); Concha Roldán (IFS-CSIC, RIF); Xóchitl López (AFM, RIF)