Estética
A existência ou não de "estética" na Idade Média tem sido objeto de discussão nos estudos recentes (para uma síntese ver Marenbon 2009 e 2010).
Temas | Autores: textos e textos
BIBLIOGRAFIA GERAL
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Fumagalli Beonio Brocchieri, Mariateresa, L'estetica medievale, Il Mulino, Bologna 2002 (trad. esp.: La estetica medieval, La balsa de la medusa, Madrid 2012.
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Zografidis, George, «Aesthetics, Byzantine», in H. Lagerlund (ed.), Encyclopedia of Medieval Philosophy, vol. I, Springer, Dordrecht 2010, pp. 32-35.
TEMAS
Belo e beleza (pulchrum / pulchritudo lat. // kallos gr.)
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Carruthers, M., The Experience of Beauty in the Middle Ages, (Oxford-Warburg Studies) Oxford University Press, Oxford 2014.
Pouillon H., «La beauté, propriété transcendentale chez les scolastiques (1220–1270)», Archives d’histoire doctrinale et littéraire du moyen âge 15 (1946) 263–329.
Imagem (imago lat. / eikona gr.)
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Boulnois, Olivier, Au-delà de l'image. Une archéologie du visuel au Moyen Age, Ve-XVIe siècle, Editions du Seuil, Paris 2008.
Garnier, François, La langue de l’image au Moyen Age, Le léopard d’or, Paris 1982.
Pelikan, Jaroslav, Imago Dei: the Byzantine apologia for icons, Yale University Press, Yale 1989.
AUTORES E TEXTOS
Antecedentes
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- Warry, John Gibson, Greek Aesthetic Theory: a Atudy of Callistic and Aesthetic Concepts in the Works of Plato and Aristotle, Richard Clay & Comp., Bungay 1962 [parcial em googlebooks].
Agostinho de Hipona (354-430)
[A imagem], questão 74 de 83 questões diversas [c.]. texto lat. | trad. ital. | trad. cast. | Trad ing.
A música, Livro VI. (Obras de San Agustín, vol. 39) ed. BAC, Madrid 1988, pp. 284-361. texto lat. | trad. ital. | trad. cast. | Trad ing.
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- Uña Juárez, Agustín, «San Agustín: el sentido de la belleza y sus leyes. Admonición, belleza y destino», Aquinas [Roma], 41,1 (1998) 29-48.
- Uña Juárez, Agustín, «San Agustín: belleza sensible y belleza del orden», La ciudad de Dios [El Escorial], 212,1(1999), 183-213.
- Uña Juárez, Agustín, Cántico del universo. La estética de San Agustín, ed. del Autor, Madrid 2000.
Dionísio pseudo Areopagita (c. séc. V-VI)
Os nomes divinos [séc. V-VI], capítulo 4.
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- Jeck, U. R., «Philosophie der Kunst und Theorie des Schönen bei Ps.-Dionysius Areopagites», Documenti e Studi sulla tradizione filosofica medievale, 7 (1996) 1-38.
Joaquim de Fiore (c. 1135-1202)
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Boaventura de Bagnoregio ()
Itinerarium mentis in Deum / Itinerário da mente para Deus (ed. bilingue, 3ª ed., trad. port. de António Soares Pinheiro, Univ. Católica, Braga, 1986).
- Fabro, Cornelio, «Contemplazione mistica e intuizione artistica del Seraphicus», Doctor Seraphicus [Bagnoregio], 9 (1962) 5-13.
- Ofilada Mina, Macario, «St Bonaventure: Aesthetics and Contemplation in the Journey towards God», Studies in Spirituality, 16 (2006) 151-164.
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- Piazza, Leonardo, Mediazione simbolica in san Bonaventura, present. Jacques Guy Bougerol, Edizioni L.I.E.L., Vicenza 1978.
- Plazaola, Juan, «La belleza y el arte, caminos hacia Dios en San Buenaventura», Pensamiento. Revista de investigación e información filosófica [Madrid], 31 (1974) 27-41.
- Silva, Carlos Henrique do Carmo, «Carácter rítmico da estética bonaventuriana», Revista portuguesa de Filosofia, 39 (1974) 256-292.
- Spargo, Emma, The Category of Aesthetics in the Philosophy of Saint Bonaventure, Franciscan Institute, New York 1953.
Alberto Magno (c. 1193/1206-1280)
Super Dionysium De divinis nominibus, cap. 4 [c.1250]. (Opera Omnia, editio Coloniensis, vol 37, 1; ed. P. Simon., Aschendorff, Mu?nster 1972).
- Aertsen, Jan A., «"Über das Schöne" – Alberts des Großen Kölner Vorlesungen zu Dionysius Areopagita», in L. Honnefelder, N. Trippen, A. Wolff (hrg.), Dombau und Theologie im mittelalterlichen Köln, Köln 1998, pp. 417-427.
- Afonso, Filipa Maria Oliveira de Almeida, Figuras da Luz. Uma Leitura Estética da Metafísica de São Boaventura, Tese de Doutoramento em Filosofia (Filosofia Medieval), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 2011.
- Muñiz Rodríguez, Vicente, «La doctrina de la luz en el Pseudo-Dionisio y S. Buenaventura», Verdad y Vida [Madrid], 34 (1975) 225-251.
Tomás de Aquino (c. 1225-1274)
In De divinis nominibus, cap. 4, lectio 5 - texto lat. / ital.
- Bartos, T., «Pulchrum and pulchritudo in Thomas Aquinas’ Comment on De divinis nominibus by Pseudo- Dionysius Areopagite», em Mediaevalia. Textos e estudos [Porto], 23 (2004) pp. 433-440
- Eco, Umberto, Il problema estetico in Tommaso d’Aquino, Bompiani, Milano 1970 (há trad. francesa e inglesa)
- Kovach, F.J., Die Ästhetik des Thomas von Aquin. Eine genetische und systematische Analyse, W. De Gruyter, Berlin 1961.
Ulrico de Estrasburgo (1225-1277)
De summo bono, II.1–4. ed. A. de Libera (CTPhMA), Félix Meiner, Hamburg 1987-1989.
Dante (1265-1321)
De vulgari Eloquentia
Convivio
Witelo (c. 1280 - c. 1314)
Perspectiva [retoma a obra homónima de ibn al-Haytham ou Algazel] IV (seleção de textos e trad. em Tatarkiewicz, pp. 267-270).
Nicolau de Cusa
Tota pulchra es, amica mea (Sermo de pulchritudine). Edição de G. Santinello. Pádua, 1959
- Santinello, G., Il pensiero di Nicòlo Cusano nella sua prospettiva estética, Padova 1958.
Dionísio o Cartuxo
De venustate mundi et pulchritudine Dei (Opera omnia, vol. 34. Tournai, 1907)